Mercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSaraiva, Ernani Viana-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7569190015812846-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Leonard Barreto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1253432326873186-
Autor(es): dc.contributorda Silva, Fábio do Nascimento Siqueira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0307032456653783-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Anna Carla Barreto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:32:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:32:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32259-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772496-
Descrição: dc.descriptionO mercado audiovisual brasileiro passou por muitas mudanças até a chegada do streaming, e o desenvolvimento estratégico do mesmo teve grande influência da empresa Netflix. A fim de contextualizar essa afirmação esse presente trabalho de conclusão de curso busca analisar as estratégias para funcionamento e as práticas adotadas pela empresa Netflix, frente a expansão desse mercado no Brasil. Para alcançar esse objetivo irá utilizar de ferramentas estratégias como: análise Pestel para diagnosticar a atuação da empresa dentro do macroambiente do mercado audiovisual de streaming no Brasil; cinco forças de Porter para análise do ambiente competitivo do setor; e ainda o conceito de benchmarking genérico para realizar uma análise comparativa entre a Netflix e seus principais. concorrentes no país. Quanto a metodologia, a pesquisa se caracterizou como exploratória pois teve como objetivo o levantamento bibliográfico e documental com a finalidade de embasar o estudo, e descritiva, dado que possibilitou a análise, registro e interpretação dos dados coletados através do uso das ferramentas de análise estratégica já citadas. Os resultados constatam o que faz com que a Netflix siga como destaque de mercado, visto as estratégias de desenvolvimento no setor bem implementadas. Uma das motivações para esse estudo é o levantamento de ações que podem fortificar o mercado audiovisual interno-
Descrição: dc.descriptionThe Brazilian audiovisual market went through many changes until the arrival of streaming, and its strategic development had great influence from the company Netflix. In order to contextualize this statement this study seeks to analyze the strategies for operation and the practices adopted by the company Netflix, against the expansion of this market in Brazil. To achieve this goal it will use strategic tools such as: Pestel's analysis to diagnose the company's performance within the macro environment of the streaming audiovisual market in Brazil; Porter's five forces to analyze the industry's competitive environment; and also the concept of generic benchmarking to conduct a comparative analysis between Netflix and its main competitors in the country. As to methodology, the research is characterized as exploratory since its objective was a bibliographical and documental survey with the purpose of grounding the study, and descriptive, given that it enabled the analysis, recording and interpretation of data collected through the use of the aforementioned strategic analysis tools. The results show what makes Netflix stand out in the market, given its well-implemented development strategies in the industry. One of the motivations for this study is the survey of actions that can fortify the domestic audiovisual market-
Descrição: dc.description109 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNetflix-
Palavras-chave: dc.subjectMercado audiovisual brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectStreaming-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas estratégicas-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia streaming (Telecomunicação)-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian audiovisual market-
Palavras-chave: dc.subjectStreaming-
Palavras-chave: dc.subjectNetflix-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic tools-
Palavras-chave: dc.subjectStrategy-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil-
Título: dc.titleMercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.