Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Matildes Demetrio dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Amparo, Flávia Vieira da Silva do | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Maria Betânia Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Isadora Pessoa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:32:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:32:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21894 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772475 | - |
Descrição: dc.description | A presente Dissertação tem por objetivo analisar as tensões e continuidades presentes nos romances A hora da estrela, de Clarice Lispector, e Canção para ninar menino grande, de Conceição Evaristo, concentrando-se em quatro perspectivas distintas: como a autoria feminina apresenta-nos a marcas diferenciadas na escrita de Conceição Evaristo e Clarice Lispector; como se estabelece a relação e a representação de personagens femininas em oposição às personagens masculinas; como o jogo narrativo nas obras é calcado em narradores pouco usuais; e como a linguagem adquire papel central em ambos os romances. Por meio de um percurso teórico embasado por Virginia Woolf, Djamila Ribeiro, Pierre Bourdieu e Regina Dalcastagnè, busca-se verificar como ocorrem as dinâmicas de representação feminina em ambos os romances, ressaltando também as violências estabelecidas por tais relações | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The main point of this essay is analyzing the tensions and continuities present in the novels A hora da estrela, by Clarice Lispector, and Canção para ninar menino grande, by Conceição Evaristo, focusing on four different perspectives: how women’s writing presents us to the different marks in the writings of Conceição and Clarice; how the relation and representation of female female characters as opposed to male characters is established; how language plays a key role in both novels In order to do so, the chosen theoretical pathway is based on Virginia Woolf, Djamila Ribeiro, Pierre Bourdieu and Regina Dalcastagnè. Therefore, we seek to verify how the dynamics of female representation occur in both novels, also highlighting the violence established by such relationships | - |
Descrição: dc.description | 142f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura de autoria feminina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação feminina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo narrativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação da mulher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women’s writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Female representation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrative dynamics | - |
Título: dc.title | O direito ao grito: femininos possíveis em A hora da estrela e Canção para ninar menino grande | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: