Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Júdice, Norimar | - |
Autor(es): dc.contributor | Monnerat, Rosane Santos Mauro | - |
Autor(es): dc.contributor | Trouche, Lygia Maria Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Patrícia Maria Campos de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Adriano Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Duarte, Andréa Lima Belfort | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Patrícia Ferreira Neves | - |
Autor(es): dc.creator | Sá, Alena Salgado de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:32:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:32:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10082 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772474 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa, alinhada à perspectiva sociointerativa da referenciação, focaliza a orientação argumentativa subjetivizada do leitor-escrevente das cartas do leitor correlacionados com os processos de (re)categorização em cartas de leitores brasileiros e americanos, publicadas em revistas de informação semanais Veja e Newsweek. Na comunidade discursiva de leitores, o gênero carta de leitor (CL), pertencente ao domínio jornalístico, forma concreta de uso da leitura/escrita com função social, configura um espaço discursivo de circulação de pontos de vista e opiniões, subjetiva e ideologicamente inscritas, em que os leitores se posicionam a respeito de temáticas de impacto nacional/internacional, alçadas a matéria de capa. Partindo da tese de que, nas CLs, o leitor-alvo é bifacetado: um leitor institucionalizado (o editor da revista) e um leitor genérico (todos que a leem), o ponto de vista inscrito na orientação argumentativa reflete tanto a linha editorialista da revista quanto a subjetividade do remetente. Desse modo, o estudo objetiva examinar o propósito comunicativo, o dialogismo, a subjetividade e as funções argumentativas exercidas pelas estratégias de (re)categorização nas CLs buscando similaridades e diferenças entre as CLs em língua portuguesa da revista Veja e as CLs em língua inglesa da revista Newsweek, através de estudo contrastivo. | - |
Descrição: dc.description | This research, in line with the sociointeractive perspective of reference, focuses on writer ́s subjective argumentative orientation in letters to the editor correlated to the processes of (re)categorizing written by Brazilian and American readers published in the weekly information magazines Veja and Newsweek. In the discursive community of such readers, the genre letter to the editor establishes a discursive space where readers can share their viewpoints and opinions regarding national and international themes that are depicted in the cover stories. Based on the premise that, in the letters to the editor, the target reader is twofold: an institutionalized reader (the publisher of the magazine) and a generic reader (everyone that reads the magazine), the point of view reflected on the argumentative orientation of the letters reflects both the editorialist ́s line of the magazine and the subjectivity of the writer. Thus, this study aims to examine the role the dialogism, subjectivity and the strategies of (re)categorizing play in terms of the argumentative intentions of the writer in the letters to the editor by comparing/contrasting the similarities and differences between the letters to the editor in Portuguese taken from Veja newsmagazine and their counterparts in English taken from Newsweek newsmagazine. | - |
Descrição: dc.description | 335f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carta do leitor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação argumentativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recategorização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Correspondência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letters to the editor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentative orientation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recategorization | - |
Título: dc.title | O gênero carta ao leitor : discurso e argumentação em Veja e Newsweek | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: