Educação integral no ensino fundamental da rede municipal de Niterói: análise da gênese e dos fundamentos da proposta

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Waldeck-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Viviane Merlim-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Flavia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Ligia Martha Coimbra da Costa-
Autor(es): dc.contributorSantos, Lincoln de Araújo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Silvia Oliveira de Souza Monteiro dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:32:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:32:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28601-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772468-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo investigar as concepções teórico- metodológicas que fundamentam a proposta de educação integral para o ensino fundamental na rede municipal de educação de Niterói-RJ. O foco da investigação recai sobre o trabalho elaborado pela Comissão Especial Dácio Tavares Lôbo Júnior, designada pela Secretaria de Educação de Niterói, no ano de 2013, para formular aquela proposta. O estudo busca apreender as concepções que sustentam a proposta, as disputas travadas ao longo do trabalho da Comissão e as percepções dos agentes diretamente envolvidos sobre o tema da educação integral. Para contextualizar a pesquisa, após a restituição da trajetória da rede municipal de educação de Niterói, buscou-se avançar no tratamento conceitual sobre duas categorias centrais, quais sejam, educação integral e escola de tempo integral, de modo a compreender a evolução desse debate teórico no Brasil. Além disso, o estudo da legislação sobre o tema e a análise de duas experiências marcantes, a saber, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Bahia) e o Centro Integrado de Educação Pública (Rio de Janeiro), também fazem parte do contexto da pesquisa. Do ponto de vista teórico, a praxiologia de Pierre Bourdieu é o método de análise principal, especialmente os conceitos de habitus e de campo. Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se, por um lado, a análise documental, que abrange o exame do conteúdo de atos oficiais, atas de reuniões, relatórios parciais e, principalmente, do documento final elaborado pela Comissão Especial. Por outro lado, também foram empregadas entrevistas semiestruturadas com a maioria dos componentes da referida Comissão e com diretores de escolas municipais de educação integral de Niterói. Os principais resultados revelam a rigorosidade do trabalho da Comissão, que foi, porém, atravessado por disputas de concepção em relação à noção de educação integral, por vezes tratada como sinônimo de escola de tempo integral, tomada por um viés mais assistencialista. Também sobressaiu a preocupação de evitar que o projeto de educação integral ensejasse a criação de uma rede paralela de escolas municipais privilegiadas, em detrimento das escolas mantidas em funcionamento parcial. Cabe ainda sublinhar um achado importante, no que se refere ao conflito entre o tempo da reflexão teórica e pedagógica, no processo de elaboração da proposta pela Comissão, e o tempo da política, que cobra resultados e entregas em ritmo acelerado. Por fim, a Comissão reafirmou a concepção de educação integral como uma ideia de formação humana, cidadã e emancipatória, cuja repercussão ultrapassa os limites da trajetória escolar dos alunos, alcançando a sua inserção na sociedade como cidadão.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to investigate the theoretical-methodological conceptions that underlie the proposal of integral education for fundamental education in the municipal education network of Niterói-RJ. The focus of the investigation falls on the work prepared by the Special Commission Dácio Tavares Lôbo Júnior, appointed by the Niterói Department of Education, in 2013, to formulate that proposal. The study seeks to apprehend the concepts that support the proposal, the disputes fought over the course of the Commission's work and the perceptions of the agents directly involved on the theme of comprehensive education. To contextualize the research, after the restitution of the trajectory of the municipal education network of Niterói, we sought to advance in the conceptual treatment of two central categories, namely, full-time education and full-time school, in order to understand the evolution of this theoretical debate in Brazil. In addition, the study of the legislation on the subject and the analysis of two remarkable experiences, namely, the Carneiro Ribeiro Educational Center (Bahia) and the Integrated Public Education Center (Rio de Janeiro), are also part of the research context. From a theoretical point of view, Pierre Bourdieu's praxiology is the main method of analysis, especially the concepts of habitus and field. As for the methodological procedures, on the one hand, document analysis was adopted, which encompasses the examination of the content of official acts, meeting minutes, partial reports and, mainly, the final document prepared by the Special Committee. On the other hand, semi-structured interviews were also used with most of the components of that Commission and with directors of municipal integral education schools in Niterói. The main results reveal the rigor of the Commission's work, which was, however, crossed by conception disputes in relation to the notion of integral education, sometimes treated as a synonym of full-time school, taken by a more welfare bias. Also highlighted was the concern to prevent the integral education project from giving rise to the creation of a parallel network of privileged municipal schools, to the detriment of schools kept in partial operation. It is also worth highlighting an important finding, with regard to the conflict between the time for theoretical and pedagogical reflection, in the process of preparing the Commission's proposal, and the time for politics, which demands results and deliveries at an accelerated pace. Finally, the Commission reaffirmed the concept of integral education as an idea of human, citizenship and emancipatory formation, whose repercussions go beyond the limits of the students' school trajectory, reaching their insertion in society as citizens.-
Descrição: dc.description303 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Integral-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de Tempo Integral-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Integral no Ensino Fundamental - Niterói/RJ/Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectIntegral Education-
Palavras-chave: dc.subjectFull Time School-
Palavras-chave: dc.subjectIntegral Education in Elementary School - Niterói/RJ/Brazil-
Título: dc.titleEducação integral no ensino fundamental da rede municipal de Niterói: análise da gênese e dos fundamentos da proposta-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.