A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima Junior, Maurilio Machado-
Autor(es): dc.contributorPapini, Rossana Maria-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fabio Alves Gomes de-
Autor(es): dc.creatorMoura, Samira Pontes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:32:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:32:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30453-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772459-
Descrição: dc.descriptionPartindo do estudo sobre a Educação do Campo e da interdisciplinaridade como uma pedagogia, este trabalho analisa os Projetos Político Pedagógicos das Licenciaturas em Educação do Campo da UFF e da UFRRJ, suas matrizes curriculares e suas orientações políticopedagógicas. O objetivo é traçar seus perfis como licenciaturas interdisciplinares dirigidas à formação de educadores do campo. Com base nesses perfis, procuro avaliar em que medida as duas licenciaturas adotam na prática aquilo que é elaborado discursivamente em seus projetos como interdisciplinaridade, especialmente em suas matrizes curriculares. Pretendo contribuir para o entendimento da importância da pedagogia interdisciplinar na formação de educadores do campo e como ela pode e deve organizar os currículos das licenciaturas de modo a favorecerem na formação de futuros educadores uma atitude interdisciplinar, necessária para o atendimento dos propósitos político-pedagógicos do projeto de educação em que consiste a educação do campo.-
Descrição: dc.descriptionBased on the study on Rural Education and interdisciplinarity as a pedagogy, this work analyzes the Political Pedagogical Projects of the Degrees in Rural Education at UFRRJ and UFF, their curricular matrices and their political-pedagogical guidelines. The objective is to outline their profiles as interdisciplinary degrees guided to graduate rural educators. In front of these profiles, I try to assess to what extent the two degrees adopt in practice what is discursively elaborated in their projects as interdisciplinarity, especially in their curricular matrices. I intend to contribute to the understanding of the importance of interdisciplinary pedagogy in the graduation of rural educators and how it can and should organize the curriculum of degrees in order to further in the education of future educators an interdisciplinary attitude, necessary to align with the political-pedagogical purposes of the education project of rural education.-
Descrição: dc.description56 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectinterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectpedagogia da alternância-
Palavras-chave: dc.subjectlicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da alternância-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectRural/Country Education-
Palavras-chave: dc.subjectinterdisciplinarity-
Palavras-chave: dc.subjectpedagogy of alternation-
Palavras-chave: dc.subjectteaching course-
Título: dc.titleA formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.