Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima Junior, Maurilio Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Papini, Rossana Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Fabio Alves Gomes de | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Samira Pontes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:32:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:32:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30453 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772459 | - |
Descrição: dc.description | Partindo do estudo sobre a Educação do Campo e da interdisciplinaridade como uma pedagogia, este trabalho analisa os Projetos Político Pedagógicos das Licenciaturas em Educação do Campo da UFF e da UFRRJ, suas matrizes curriculares e suas orientações políticopedagógicas. O objetivo é traçar seus perfis como licenciaturas interdisciplinares dirigidas à formação de educadores do campo. Com base nesses perfis, procuro avaliar em que medida as duas licenciaturas adotam na prática aquilo que é elaborado discursivamente em seus projetos como interdisciplinaridade, especialmente em suas matrizes curriculares. Pretendo contribuir para o entendimento da importância da pedagogia interdisciplinar na formação de educadores do campo e como ela pode e deve organizar os currículos das licenciaturas de modo a favorecerem na formação de futuros educadores uma atitude interdisciplinar, necessária para o atendimento dos propósitos político-pedagógicos do projeto de educação em que consiste a educação do campo. | - |
Descrição: dc.description | Based on the study on Rural Education and interdisciplinarity as a pedagogy, this work analyzes the Political Pedagogical Projects of the Degrees in Rural Education at UFRRJ and UFF, their curricular matrices and their political-pedagogical guidelines. The objective is to outline their profiles as interdisciplinary degrees guided to graduate rural educators. In front of these profiles, I try to assess to what extent the two degrees adopt in practice what is discursively elaborated in their projects as interdisciplinarity, especially in their curricular matrices. I intend to contribute to the understanding of the importance of interdisciplinary pedagogy in the graduation of rural educators and how it can and should organize the curriculum of degrees in order to further in the education of future educators an interdisciplinary attitude, necessary to align with the political-pedagogical purposes of the education project of rural education. | - |
Descrição: dc.description | 56 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | pedagogia da alternância | - |
Palavras-chave: dc.subject | licenciatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da alternância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural/Country Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinarity | - |
Palavras-chave: dc.subject | pedagogy of alternation | - |
Palavras-chave: dc.subject | teaching course | - |
Título: dc.title | A formação de educadores do campo e a pedagogia interdisciplinar: um estudo sobre as licenciaturas em Educação do Campo do Estado do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: