Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Selles, Jairo Paes | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza Junior, Fernando Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Gisele dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Semaan, Felipe Silva | - |
Autor(es): dc.creator | David, Arantsha Soledad da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:32:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:32:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30613 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772436 | - |
Descrição: dc.description | O ensino de química enfrenta desafios em despertar o interesse dos alunos que devido à falta de conexão entre os conteúdos e a realidade social, não conseguem compreender a sua importância e relevância social. As aulas descontextualizadas e focadas na transmissão de informações dificultam a compreensão e tornam os alunos passivos na aprendizagem. Para superar esses obstáculos, adotou-se o uso de metodologias ativas que envolvem experimento prático, interdisciplinaridade e contextualização com o propósito de realizar a criação de um ambiente escolar aberto e acolhedor, onde o diálogo entre alunos e professores é incentivado, contribuindo para aumentar o interesse e o engajamento dos estudantes. Integrar o esporte e a educação pode ser uma forma de introduzir os jovens ao conhecimento, contextualizando a química de maneira relevante e relacionada ao cotidiano dos alunos. A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) é fundamental nesse processo, promovendo a alfabetização científica e estimulando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Com isso foi possível observar que a utilização da experimentação com a interdisciplinaridade compõe uma metodologia válida, despertando o interesse do aluno. | - |
Descrição: dc.description | Teaching chemistry faces challenges in arousing students' interest due to the lack of connection between content and social reality. The decontextualized lessons focused on the transmission of information hinder understanding and make students passive in learning. To overcome these obstacles, we adopted the use of active methodologies that involve practical experimentation, interdisciplinarity, and contextualization with the purpose of creating an open and welcoming school environment, where dialogue between students and teachers is encouraged, thus contributing to increase students' interest and engagement. Integrating sports and education can be a way to introduce young people to knowledge, contextualizing chemistry in a way that is relevant and related to the students' daily lives. The Science, Technology and Society (STS) approach is fundamental in this process, promoting scientific literacy and stimulating the active participation of students in the construction of knowledge. Thus, it was possible to observe that the use of experimentation with interdisciplinarity composes a valid methodology, arousing the student's interest. | - |
Descrição: dc.description | 58 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polímeros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimento químico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Macromolécula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polimerização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polymers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
Título: dc.title | Esporte, química e educação: uma abordagem experimental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: