
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Farbiarz, Alexandre | - |
| Autor(es): dc.contributor | Saldanha, Patrícia Gonçalves | - |
| Autor(es): dc.contributor | Farbiarz, Alexandre | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gamba Junior, Nilton Gonçalves | - |
| Autor(es): dc.creator | Venancio, Milena de Azeredo Pacheco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:32:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:32:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4012 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772430 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa “Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil” tem como objetivo compreender como se configura, nas relações de alteridade presentes em narrativas ficcionais infantojuvenis, o potencial educativo sobre a questão do preconceito, sendo o objeto de estudo a série de filmes Harry Potter. Parte-se das definições sobre aspectos do preconceito, tendo nas relações de alteridade um ponto focal. Busca-se discutir como a narrativa ficcional pode enunciar possibilidades de discussão sobre o preconceito, sob a perspectiva da hexis educativa proposta por Sodré (2013). Por fim, a abordagem teórica sustentará o estudo de caso que analisa falas específicas ao longo dos oito filmes da série Harry Potter, com base nos conceitos da sociolinguística interacional. Busca-se, portanto, mostrar como a pesquisa proposta responde à hipótese de que Harry Potter pode ser um caso que mostre como determinados elementos constitutivos da narrativa ficcional infantojuvenil podem ser vistos sob uma perspectiva educativa que propicie a reflexão sobre o tema do preconceito junto ao público | - |
| Descrição: dc.description | The research "Dialogues of difference: otherness and prejudice from fictional farrative for children and teenagers" aims to understandhow the educational potential on the question of prejudice is configured in the relations of otherness in fictional narratives of children and teenagers, being Harry Potter film series an object of study. It starts from aspects of prejudice, having the relations of otherness as a focal point. It aims to discuss if a fictional narrative can enunciate possibilities of discussion about the prejudice, from the perspective of educational hexis by Sodré (2013). Finally, a theoretical approach supports a study that analyzes specific speeches throughout the eight Harry Potter films based on the concepts of interactional sociolinguistics. Therefore, it aims to show how the research can proves the hypothesis that Harry Potter can be an example that shows how the constituent elements of the fiction narrative for children and teenagers can be seen from an educational perspective that provides a reflection on the theme of the prejudice close to the audience | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alteridade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preconceito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Narrativa ficcional infantojuvenil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preconceito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ficção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Media | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Otherness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prejudice | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fictional narrative for children and teenagers | - |
| Título: dc.title | Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: