“E foram empoderadas para sempre?”: uma análise semiolinguística da construção do ethos feminino nos filmes de princesas da Disney

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorViegas, Ilana da Silva Rebello-
Autor(es): dc.contributorFeres, Beatriz dos Santos-
Autor(es): dc.contributorOmran, Muna-
Autor(es): dc.creatorSilva, Janayna Rocha Da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:32:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:32:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9403-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772426-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, procuramos refletir acerca da construção do ethos feminino nos filmes de princesa da Disney. As animações produzidas pela Walt Disney Studios são sucesso de público e crítica até a atualidade. Sereias, bruxas do mar, meninas e semideuses ajudam a construir um imaginário a respeito das identidades de gênero. Objetivamos, a partir das animações fílmicas “A pequena sereia” (1989) e “Moana – um mar de aventuras” (2016), identificar como o gênero feminino é representado em ambas as animações. Para tal feito, focamos a análise nas actantes principais de cada narrativa: Ariel e Moana. Seis cenas, três de cada animação, foram analisadas, levando em consideração o momento histórico de sua produção, além dos aspectos verbais e imagéticos presentes nas cenas. Pautamos a nossa investigação, prioritariamente, na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso postulada pelo professor Patrick Charaudeau. Considerando que, em uma narrativa fílmica, os signos imagéticos aliam-se aos signos verbais para formar um todo significativo, utilizamos os pressupostos postulados por Santaella (2012), Charaudeau (2013), Barthes (1990) e Peirce (2010), a fim de analisarmos os signos imagéticos. Ademais, buscamos olhar para o corpus a partir de uma perspectiva feminista, assim teóricas como Beauvoir (2016), Butler (2017) e Federici (2017) guiaram a nossa investigação. A hipótese que norteou a pesquisa foi a de que cada actante representa sistemas de crenças e valores condizentes com o momento histórico no qual estão inseridas, indo, assim, ao encontro das ideologias dominantes vigentes. Embora haja alguns avanços, no que tange à emancipação feminina, representações cristalizadas socialmente, de forma mais ou menos explícitas, ainda dão o tom das narrativas. Buscamos, portanto, contribuir para o pensar acerca dos discursos que reverberam socialmente a respeito do ser-se mulher, já que, muitas vezes, eles moldam a nossa forma de sermos no mundo-
Descrição: dc.descriptionIn this work, we seek to reflect on the construction of feminine ethos in Disney princesses films. The animations produced by Walt Disney Studios are both public and critical success to this day. Mermaids, sea witches, girls and demigods help build an imaginary about gender identities. We aim, from the filmic animations “The Little Mermaid” (1989) and “Moana - A Sea of Adventures” (2016), identify how the female genre is represented in both animations. For this purpose, we focused the analysis on the main actants from each narrative: Ariel and Moana. Six scenes, three from each animation were analyzed, taking into account the historical moment of its productions, besides the verbal and imaginary aspects presented in the scenes. We focus our research, primarily, on the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis postulated by Professor Patrick Charaudeau. Whereas, in a film narrative, the imaginary signs align with the verbal signs to form a meaningful whole, we use the assumptions postulated by Santaella (2012), Charaudeau (2013), Barthes (1990) and Peirce (2010) in order to analyze the imaginary signs. In addition to that, we seek to look at the corpus from a feminist perspective, so theoreticians such as Beauvoir (2016), Butler (2017) and Federici (2017) have guided our investigation. The hypothesis that guided the research was that each actant represents systems of beliefs and values consistent with the historical moment in which they are inserted in, thus meeting the dominant prevailing ideologies. Although there are some advances, regarding female emancipation, socially crystallized representations, more or less explicitly, still give the tone of the narratives. We, therefore, seek to contribute on thinking about socially reverberating discourses about being a woman, since they often shape our way of being in the world-
Descrição: dc.description200 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectethos-
Palavras-chave: dc.subjectrepresentações de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectprincesas Disney-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação social-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguistics-
Palavras-chave: dc.subjectethos-
Palavras-chave: dc.subjectgender representations-
Palavras-chave: dc.subjectDisney princesses-
Título: dc.title“E foram empoderadas para sempre?”: uma análise semiolinguística da construção do ethos feminino nos filmes de princesas da Disney-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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