Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Jacqueline Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Juvêncio, Carlos Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Bossy, Marcia Jurkiewicz | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Suelen Alves dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:32:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:32:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24372 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772419 | - |
Descrição: dc.description | O seguinte estudo tem por objetivo analisar o papel do profissional de biblioteconomia no fortalecimento das identidades, narrativas e manifestações culturais, com recorte na região da Grande Madureira além de entender o papel do poder público nesse processo e incentivar a criação de um centro de memória que englobe as pluralidades da região. Para isso, fez-se necessária a revisão de literatura para entender conceitos chave como memória, identidade e princípios da ação cultural e, após isso, um panorama das atividades e projetos culturais que demonstram a riqueza da Grande Madureira, por meio de artigos a respeito e observação dos mesmos. Analisando o conteúdo de produção acadêmica recente em busca das competências necessárias de agentes culturais, foi possível, então, concluir que os profissionais possuem as ferramentas necessárias para atuar como agentes culturais, independentemente da existência de unidades de informação e com suportes orais, como é o caso da Grande Madureira. Além disso, é possível e adequado entender que o fortalecimento das relações entre bibliotecárias/os e iniciativas existentes na Grande possam, futuramente, traduzir-se na criação do centro de memória supracitado. | - |
Descrição: dc.description | The following study aims to analyze the role of the librarianship professional in strengthening identities, narratives and cultural manifestations, focusing on the region of Grande Madureira, in addition to understanding the role of government in this process and encouraging the creation of a memory center that encompasses the pluralities of the region. Therefore, it was necessary to do a literature review to understand key concepts such as memory, identity and principles of cultural action and, after that, an overview of cultural activities and projects that demonstrate the richness of the Grande Madureira, through articles about them and observation of them. Analyzing the content of recent academic production in search of the necessary competencies of cultural agents allowed to conclude that professionals have the necessary tools to act as cultural agents, regardless of the existence of information units and with oralities, as is the case of the Grande Madureira. Moreover, it is possible and appropriate to understand that the strengthening of relations between librarians and existing initiatives in the Grande may, in the future, be reflected in the creation of the aforementioned memory center. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manifestações culturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Madureira (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Madureira (Rio de Janeiro, RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural action | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Madureira (RJ) | - |
Título: dc.title | Profissionais bibliotecárias(os) e manifestações culturais: uma análise sobre vivências e potenciais da Grande Madureira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: