Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Joana Guilares | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Moreira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Cova, Rose Mary Latini | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Matheus Castro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:32:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:32:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28522 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772389 | - |
Descrição: dc.description | Os programas de capacitação em organizações são de extrema importância para o diferencial competitivo e melhoria na qualidade profissional. Em meio à ascensão do período pandêmico, se torna necessário a criação de materiais que se adequem a condições adversas. Nesta monografia é apresentado o desenvolvimento de um curso de capacitação virtual, a partir de vídeoaulas. Considerando pressupostos teóricos cognitivistas, a possibilidade de desorientação deve ser investigada para garantir a mais alta eficiência instrucional. Com metodologia quantitativa e design do tipo pré-pós-testes, colaboradores do Setor de Esgoto de uma empresa de saneamento (n = 17) estudaram diferentes temas propostos em quatro módulos. O objetivo foi avaliar a eficiência da instrução, considerando a aquisição de conhecimento, esforço mental e percepção do material. Os resultados indicam que dois módulos apresentaram eficiência instrucional, os quais favorecem o ganho de conhecimento (processamento generativo) sem um aumento significativo do esforço mental (carga intrínseca) ou percepção do material (carga extrínseca) pelos funcionários, quando estes possuem pouco conhecimento prévio sobre os temas abordados. Porém, para assuntos de maior domínio e facilidade aos participantes, não é percebido o processamento generativo, isso implica no efeito reverso da expertise. Limitações da pesquisa e implicações educacionais são brevemente discutidas.. | - |
Descrição: dc.description | Training programs in organizations are extremely important for competitive advantage and improvement in professional quality. During the rise of the pandemic period, it is necessary to create contents that are related to adverse conditions. This work has presented the development of a virtual training course using video classes. Considering cognitive theoretical assumptions, the possibility of disorientation should be investigated to ensure the highest instructional efficiency. With quantitative methodology and pre-post-test design, employees from the Sewage Sector of a sanitation company (n = 17) studied different themes proposed in four modules. The objective was to evaluate the efficiency of the instruction, considering the knowledge acquisition, mental effort and perception of the content. The results indicate that two modules presented instructional efficiency, which favors the gain of knowledge (generative processing) without a significant increase in mental effort (intrinsic load) or perception of the content (extrinsic load) by employees when they have little prior knowledge about the topics addressed. However, for matters of greater mastery and ease to the participants, it is not perceived the generative processing, this implies the reverse effect of expertise. Research limitations and educational implications are briefly discussed. | - |
Descrição: dc.description | 42 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da aprendizagem multimídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito reverso da expertise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacitação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aula integrada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repositório institucional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimedia learning theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital content | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reverse effect of expertise | - |
Título: dc.title | Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: