Turismo de base comunitária: o caso da agência brasilidade na favela Santa Marta, Rio de Janeiro- RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Marcello de Barros Tomé-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Helena Catão Henriques-
Autor(es): dc.contributorCheibub, Bernardo Lazary-
Autor(es): dc.creatorSouza, Beatriz Soares Cruz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:32:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:32:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4500-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772388-
Descrição: dc.descriptionO turismo de base comunitária é um segmento do turismo em que a própria comunidade local é protagonista, tendo como objetivo preservar sua história e memória cultural, sensibilizando os atores sociais desse processo quanto à conservação ambiental em seu próprio espaço. O objetivo deste trabalho é verificar a ligação entre turismo de base comunitária praticada por uma agência e a comunidade receptora. O estudo em questão se apoia na pesquisa de natureza qualitativa com entrevista descritiva. Os resultados consistiram na análise da entrevista com perguntas estruturadas e indicam que existe uma relação muito forte entre a comunidade e a agência Brazilidade no que se refere ao turismo existente na favela Santa Marta. Ao priorizarem a população local e sua história na atividade turística, o turismo é feito de forma mais sustentável para localidade e o turista se beneficia ao receber de forma genuína a experiência do turismo em favela-
Descrição: dc.descriptionCommunity based tourism is a field of tourism in which the local community itself is the protagonist. It aims to preserve its history and cultural memory, activating the local community to preserve their own environment. The objective of this study is to draw a link between Community based tourism practiced by an agency and the receiving local community. The study is based on qualitative research with a descriptive interview consisted of structured questions. The results of it analysis indicates that there is a very strong link between the community and the Brazilidade agency, regarding the existing tourism in the favela Santa Marta. Tourism is more sustainable for local community by prioritizing the local population and its history. This kind of tourism provides a genuine experience of the favela-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFavela-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo de base comunitária-
Palavras-chave: dc.subjectSanta Marta-
Palavras-chave: dc.subjectFavela-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectSanta Marta (Rio de Janeiro, RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectFavelas-
Palavras-chave: dc.subjectCommunity based tourism-
Palavras-chave: dc.subjectSanta Marta-
Título: dc.titleTurismo de base comunitária: o caso da agência brasilidade na favela Santa Marta, Rio de Janeiro- RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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