Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lúcia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorMartins, Jorge Simões de Sá-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Miguel Nogueira de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:32:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:32:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12813-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772379-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho propõe uma análise do quão eficaz pode ser o uso da Contextualização do Ensino de Física no aprendizado dos alunos, apoiando-se nos pilares da experimentação e dos recursos computacionais. Tivemos como objetivo primário verificar que a utilização de abordagens metodológicas não tradicionais contribuía significativamente para um maior interesse, participação e protagonismo no aprendizado dos estudantes frente à temática escolhida nesse projeto: Óptica Geométrica. Isto possibilita, inclusive, desenvolver um ensino crítico, proporcionando aos estudantes a alfabetização científica para que os mesmos consigam se posicionar diante das diferentes situações na sociedade. Essa pesquisa foi realizada em duas instituições de ensino – uma pública e outra privada. Levamos em consideração as concepções prévias dos estudantes, aplicando um Pré-teste; realizamos a sequência didática com aulas contextualizadas e, por fim, aplicamos um Pós-teste para avaliar o desempenho e a evolução que os alunos tiveram ao longo desse processo. Também foi estabelecido como objetivo secundário verificar se existe alguma diferença relevante entre as conclusões finais obtidas acerca do uso da contextualização no ensino de Física quando empregada em escolas distintas. Nossos resultados preliminares indicam que não há-
Descrição: dc.descriptionThe present work proposes an analysis of how effective the use of Contextualization can be made, in Physics teaching, to students’ learning, based on the pillars of experiments and computational resources. We had as primary objective verify if the use of non traditional methodological approaches significantly contribute to a greater interest, participation and protagonism of students in learning the chosen theme of this Project: Geometrical Optics. It makes possible the development of a critical teaching, providing the students the scientific literacy so that they construct their own opinion on different social situations. This research took place in two distinct kinds of school – a public and a private one. We considered the students’ preconceptions by applying a previous test; then, the contextualized classes were taught through a didatic sequence; and finally we applied a post test to assess the students’ performance and progress during the learning process. It was also established a secondary objective: to check if there was any relevant difference between the students’ performance, after the contextualized Physics classes, when applied in the two distinct kinds of school. Our preliminary results indicate that there is not-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectAulas contextualizadas-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos computacionais-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos computacionais-
Palavras-chave: dc.subjectContextualization-
Palavras-chave: dc.subjectContextualized classes-
Palavras-chave: dc.subjectExperiments-
Palavras-chave: dc.subjectComputational resources-
Título: dc.titleContextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.