Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lúcia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Jorge Simões de Sá | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Miguel Nogueira de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:32:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:32:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12813 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772379 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho propõe uma análise do quão eficaz pode ser o uso da Contextualização do Ensino de Física no aprendizado dos alunos, apoiando-se nos pilares da experimentação e dos recursos computacionais. Tivemos como objetivo primário verificar que a utilização de abordagens metodológicas não tradicionais contribuía significativamente para um maior interesse, participação e protagonismo no aprendizado dos estudantes frente à temática escolhida nesse projeto: Óptica Geométrica. Isto possibilita, inclusive, desenvolver um ensino crítico, proporcionando aos estudantes a alfabetização científica para que os mesmos consigam se posicionar diante das diferentes situações na sociedade. Essa pesquisa foi realizada em duas instituições de ensino – uma pública e outra privada. Levamos em consideração as concepções prévias dos estudantes, aplicando um Pré-teste; realizamos a sequência didática com aulas contextualizadas e, por fim, aplicamos um Pós-teste para avaliar o desempenho e a evolução que os alunos tiveram ao longo desse processo. Também foi estabelecido como objetivo secundário verificar se existe alguma diferença relevante entre as conclusões finais obtidas acerca do uso da contextualização no ensino de Física quando empregada em escolas distintas. Nossos resultados preliminares indicam que não há | - |
Descrição: dc.description | The present work proposes an analysis of how effective the use of Contextualization can be made, in Physics teaching, to students’ learning, based on the pillars of experiments and computational resources. We had as primary objective verify if the use of non traditional methodological approaches significantly contribute to a greater interest, participation and protagonism of students in learning the chosen theme of this Project: Geometrical Optics. It makes possible the development of a critical teaching, providing the students the scientific literacy so that they construct their own opinion on different social situations. This research took place in two distinct kinds of school – a public and a private one. We considered the students’ preconceptions by applying a previous test; then, the contextualized classes were taught through a didatic sequence; and finally we applied a post test to assess the students’ performance and progress during the learning process. It was also established a secondary objective: to check if there was any relevant difference between the students’ performance, after the contextualized Physics classes, when applied in the two distinct kinds of school. Our preliminary results indicate that there is not | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aulas contextualizadas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos computacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos computacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualized classes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computational resources | - |
Título: dc.title | Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: