"Eu não sei escrever academicamente": apreciações valorativas de estudantes do Programa de Tutoria da Pedagogia da UFF sobre suas práticas letradas acadêmicas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Nivea Maria da Silva-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Jéssica do Nascimento-
Autor(es): dc.contributorVieira, Danuse Pereira-
Autor(es): dc.contributorNeves, Fabiana Esteves-
Autor(es): dc.contributorVargas, Diego da Silva-
Autor(es): dc.contributorSilva, Regina Celi Mendes Pereira da-
Autor(es): dc.contributorPinto, Fabiana dos Anjos-
Autor(es): dc.creatorSouza, Camila Duarte de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:32:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:32:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28591-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772373-
Descrição: dc.descriptionO objetivo geral desta tese foi o de conhecer e analisar as apreciações valorativas dos estudantes de Pedagogia da UFF (campus Niterói) que participaram do Programa de Tutoria, nos semestres letivos de 2019 e 2020, período em que atuei como Tutora, em relação às suas práticas letradas acadêmicas. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em duas fases: reunião dos materiais coletados durante os encontros da Tutoria (inscrição por meio de formulário, caderno de campo, questionário, lista de presença com comentários dos estudantes e chats das aulas) e dois grupos focais, realizados a posteriori, no semestre letivo de 2022/2, quando os participantes do Programa já haviam avançado um pouco mais no curso superior. A intenção foi promover o cotejo entre os dados gerados nas duas etapas, a fim de identificar e analisar quais são as principais dificuldades enfrentadas por esses discentes no que se refere à leitura e à escrita dos gêneros acadêmicos e verificar o papel do Programa de Tutoria no processo de letramentos acadêmicos desses estudantes, sendo, esses, portanto, os objetivos específicos do presente trabalho. Como referencial teórico-metodológico, utilizo a Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2011; 2020; VOLÓCHINOV, 2018) e os Estudos do Letramento (STREET, 1984, 2010; LEA E STREET, 1984; KLEIMAN, 1995, 2007; FIAD, 2011), partindo, desse modo, de uma perspectiva dialógica de linguagem bem como de uma concepção de letramento como prática social e que, portanto, é influenciado, dentre outras questões, pelas relações de ideologia, hierarquia e poder existentes na sociedade. O cotejo (BAKHTIN, 2011; GERALDI, 2012), como caminho investigativo, me auxiliou no movimento dialógico de relacionamento entre os enunciados gerados nos diversos dispositivos enunciativos. A partir da análise de todos os materiais, percebo que as principais queixas dos estudantes no que se refere às suas dificuldades, que são mais coletivas do que individuais, recaem sobre aspectos estruturais e normativos, e não discursivos. Outra grande dificuldade dos alunos diz respeito à falta de orientação dos professores, a qual, quando ocorre, limita-se a explicar a ABNT e a apresentar modelos de alguns gêneros discursivos acadêmicos, evidenciando que não há um ensino sistemático desses gêneros na universidade. Essas questões indiciam a existência, na comunidade acadêmica analisada, de uma Ideologia Oficial de que as práticas letradas acadêmicas demandam apenas o conhecimento de regras e normas, desconsiderando, assim, aspectos sociais, históricos, discursivos, culturais, ideológicos, hierárquicos e de poder envolvidos em todo tipo de letramento. Dessa maneira, foi observada a presença do modelo autônomo de letramento, bem como dos modelos de habilidades de estudos e de socialização acadêmica. O tom emotivo-volitivo dos enunciados dos educandos também deixou evidente a existência de dimensões escondidas e da prática do mistério. Os alunos se mostraram, diversas vezes, receosos, magoados e/ou traumatizados em relação à sua trajetória acadêmica, seja porque não conseguiram atender às demandas do curso, seja porque sofreram com questões de hierarquia e poder, sobretudo aqueles que possuem o perfil de aluno trabalhador, valoração dada por eles. Assim, muitos concluem o curso se adaptando, e não se integrando na esfera acadêmica. No que tange ao papel do Programa de Tutoria, as apreciações valorativas dos estudantes evidenciaram que a Tutoria ocupou uma função de orientação e acolhimento, que, em geral, eles não encontram na universidade.-
Descrição: dc.descriptionThe general objective of this thesis was to know and analyze the valorative appreciations of the UFF Pedagogy students (Niterói campus) who participated in the Tutoring Program, in the academic semesters of 2019 and 2020, it was the period that I worked as a Tutor, in relation to their academic literate practices. The research, of a qualitative nature, was carried out in two phases: gathering of the materials collected during the Tutoring meetings (registration through a form, field notebook, questionnaire, attendance list with students' comments and class chats) and two focal groups, carried out, afterward, in the academic semester of 2022/2, when the Program participants had already advanced a little more in their higher education. The intention was to promote the comparison between the data generated in these two stages, in order to identify and analyze what are the main difficulties faced by these students with regard to reading and writing of academic genres and to verify the role of the Tutoring Program in academic literacies process of these students, being these, therefore, the specific objectives of the present work. As a theoretical-methodological reference, I use the Dialogic Discourse Analysis (BAKHTIN, 2011; 2020; VOLÓCHINOV, 2018) and the New Studies of literacy (STREET, 1984, 2010; LEA E STREET, 1984; KLEIMAN, 1995, 2007; FIAD, 2011), thus starting from a dialogical perspective of language as well as a conception of literacy as a social practice and, therefore, is influenced, among other issues, by the relations of ideology, hierarchy and power existing in society. The comparison (BAKHTIN, 2011; GERALDI, 2012), as an investigative way, helped me in the dialogical movement of relationship between the statements generated in the various enunciative devices. From the analysis of all research materials I realize that the students' main complaints regarding their difficulties, which are more collective than individual, are related to structural and normative aspects, not discursive ones. Another notorius difficulty of the students concerns the lack of orientation from professors, which, when it occurs, is limited to explaining the ABNT and presenting models of some academic discursive genres, showing that there is no systematic teaching of these genres at the university. These issues indicate the existence, in the analyzed academic community, an Official Ideology that academic literate practices only demand knowledge of rules and norms, thus disregarding social, historical, discursive, cultural, ideological, hierarchical and power aspects involved in all type of literacy. In this way, the presence of the autonomous model of literacy was observed, as well as the models of study skills and academic socialization. The emotional-volitional tone of the students' statements also made evident the existence of hidden dimensions and the practice of mystery. Students were often afraid, hurt and/or traumatized in relation to their academic trajectory, either because they were unable to meet the demands of the course, or because they suffered from issues of hierarchy and power, especially those who have a working student profile, as named by them. In this way, many students complete the course adapting themselves, and not integrating into the academic sphere. With regard to the role of the Tutoring Program, the students' valorative appreciations showed that Tutoring had a orientation and welcoming role, which, in general, they do not find at the university.-
Descrição: dc.description265 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetramentos Acadêmicos-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura e Escrita Acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectCurso de Pedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Dialógica do Discurso-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic Literacies-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic Reading and Writing-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy Course-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher Education-
Palavras-chave: dc.subjectDialogic Discourse Analysis-
Título: dc.title"Eu não sei escrever academicamente": apreciações valorativas de estudantes do Programa de Tutoria da Pedagogia da UFF sobre suas práticas letradas acadêmicas-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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