O que pode a aliança entre a curiosidade e o cuidado?: o encontro de saberes e os possíveis enfrentamentos do medo na universidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiller, Joana-
Autor(es): dc.contributorBitter, Daniel-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Estevão de Figueiredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:32:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:32:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6803-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772371-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho é fruto de uma experiência chamada Encontro de Saberes que aconteceu em 2017, na UFF. O projeto tem como objetivo trazer mestres dos saberes tradicionais à universidade e fazer com que sejam reconhecidos enquanto professores doutores. Primeiramente, vamos buscar entender, por conexões teóricas, a produção e a reprodução histórica do medo, nosso inimigo (CASTAÑEDA, 1968 & MÃE MÁRCIA, 2017), na sociedade, nas relações de poder, para assim, chegar em nosso campo: a universidade. Depois vamos trilhar caminhos, a partir do método etnográfico, de como os mestres dos saberes tradicionais lutam para vencer esse inimigo, além de diversas outras estratégias, pela transformação e pelo uso diferenciado do território (HAESBAERT, 2004). Além disso, vamos pensar a relação entre as instâncias que José Jorge de Carvalho (2010), idealizador do projeto, diz que o Encontro de Saberes pretende atuar: na institucional (ao que chamamos de territorial), na política, na epistemológica e na pedagógica. Por fim, queremos analisar como essas instâncias são operadas na lógica da universidade embrutecida (RANCIÈRE, 2015) pela produção ocidental do medo e na lógica dos mestres dos saberes tradicionais, através da curiosidade e do cuidado. A problemática que queremos propor se aproxima, no contexto da experiência do projeto, dos seus erros e acertos em busca de uma universidade descolonial (QUIJANO, 2005). É uma tentativa de refazer o caminho para construir futuros possíveis (SEGRERA, 2005)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEncontro de Saberes-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectMedo; aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectCuriosidades-
Palavras-chave: dc.subjectCuidados-
Palavras-chave: dc.subjectMedo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectErudição-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Título: dc.titleO que pode a aliança entre a curiosidade e o cuidado?: o encontro de saberes e os possíveis enfrentamentos do medo na universidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.