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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Miller, Joana | - |
Autor(es): dc.contributor | Bitter, Daniel | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Estevão de Figueiredo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:32:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:32:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6803 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772371 | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho é fruto de uma experiência chamada Encontro de Saberes que aconteceu em 2017, na UFF. O projeto tem como objetivo trazer mestres dos saberes tradicionais à universidade e fazer com que sejam reconhecidos enquanto professores doutores. Primeiramente, vamos buscar entender, por conexões teóricas, a produção e a reprodução histórica do medo, nosso inimigo (CASTAÑEDA, 1968 & MÃE MÁRCIA, 2017), na sociedade, nas relações de poder, para assim, chegar em nosso campo: a universidade. Depois vamos trilhar caminhos, a partir do método etnográfico, de como os mestres dos saberes tradicionais lutam para vencer esse inimigo, além de diversas outras estratégias, pela transformação e pelo uso diferenciado do território (HAESBAERT, 2004). Além disso, vamos pensar a relação entre as instâncias que José Jorge de Carvalho (2010), idealizador do projeto, diz que o Encontro de Saberes pretende atuar: na institucional (ao que chamamos de territorial), na política, na epistemológica e na pedagógica. Por fim, queremos analisar como essas instâncias são operadas na lógica da universidade embrutecida (RANCIÈRE, 2015) pela produção ocidental do medo e na lógica dos mestres dos saberes tradicionais, através da curiosidade e do cuidado. A problemática que queremos propor se aproxima, no contexto da experiência do projeto, dos seus erros e acertos em busca de uma universidade descolonial (QUIJANO, 2005). É uma tentativa de refazer o caminho para construir futuros possíveis (SEGRERA, 2005) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Encontro de Saberes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medo; aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curiosidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Erudição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Título: dc.title | O que pode a aliança entre a curiosidade e o cuidado?: o encontro de saberes e os possíveis enfrentamentos do medo na universidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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