Recursos audiovisuais para o ensino na década de 1970: análise de livros slides e condutas para o uso em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDassie, Bruno Alves-
Autor(es): dc.contributorPereira, José Valter-
Autor(es): dc.contributorPinto, Thiago Pedro-
Autor(es): dc.creatorSilva, Davi Nunes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23728-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772347-
Descrição: dc.descriptionO uso de materiais para ensino que visam a facilitar o processo de ensino e aprendizagem não é um debate ou processo que ocorre somente atualmente. Desde o final do século XIX o uso de objetos com finalidades educativas ocorre no Brasil. Já na segunda metade do século XX, há um movimento de inserção de objetos no ensino, associados às tecnologias educacionais. Dentre os materiais que fazem parte deste movimento, existe um conjunto conjugado entre texto e slides. Nesta pesquisa objetivamos analisar alguns exemplares encontrados desses conjuntos e que continham em sua estrutura, textual ou material, indicações que viessem a propor uma conduta na prática docente. Entende-se, assim, que a conduta do docente se inicia desde o momento em que este profissional prepara suas aulas até o momento em que a executa. Neste sentido, pontos como indicações de uso dos slides, sugestão de planejamento de tempo de aula, adequações do ambiente no qual este material seria utilizado, entre outros, se tornam relevantes, visto que cada um desses pontos implica na conduta docente. A diversidade encontrada, tanto na estrutura material dos objetos, quanto nas áreas nas quais se destinavam, restringiu as análises a quatro exemplares, dos dezessete adquiridos. Apesar disso, pôde-se concluir que os condicionantes relacionados ao processo editorial, passando pela autoria até a escolha no modelo de impressão escolhido, bem como as informações que os elementos paratextuais continham, auxiliavam na análise de condução e legitimação desses objetos.-
Descrição: dc.descriptionThe use of teaching materials that aim to facilitate the teaching and learning process is not a debate, or process, that takes place only nowadays. Since the end of the XIX century the use of objects with educational purposes has occurred in Brazil. In the second half of the 20th century, there was a movement of insertion of objects in teaching, associated with educational technologies. Among the materials that are part of this movement, there is a conjugated set of text and slides. In this research, we aimed to analyze some examples found in these sets that contained in their structure, textual or material, indications that would propose a conduct in theģ teaching practice. It is understood, therefore, that the teacher's conduct starts from the moment he or she prepares his or her classes until the moment the classes are carried out. In this sense, points such as indications for the use of slides, suggested lesson time planning, adaptations of the environment in which this material would be used, among others, become relevant, since each one of these points implies in the teacher's conduct. The diversity found, both in the material structure of the objects and in the areas in which they were intended, restricted the analyses to four of the seventeen examples acquired. Nevertheless, it was possible to conclude that the conditioning factors related to the editorial process, from authorship to the choice of the printing model, as well as the information contained in the paratextual elements, helped in the analysis of the conduct and legitimization of these objects.-
Descrição: dc.description89f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos audiovisuais na educação-
Palavras-chave: dc.subjectObjetos no ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectLivro slide-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectArquivo audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisual resources in education-
Palavras-chave: dc.subjectObjects in teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDidatic books-
Palavras-chave: dc.subjectSlide books-
Título: dc.titleRecursos audiovisuais para o ensino na década de 1970: análise de livros slides e condutas para o uso em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.