Aprimoramento da performance de uma microempresa através da aplicação de ferramentas de qualidade: um estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Luiz Carlos Brasil de Brito-
Autor(es): dc.contributorFerraz, Fernando Toledo-
Autor(es): dc.contributorMello, Maria Helena Campos Soares de-
Autor(es): dc.creatorPedrazi, Diego Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5392-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772337-
Descrição: dc.descriptionPara pequenas e microempresas, buscar um diferencial é essencial para garantir espaço em um setor de serviços tão competitivo. Este estudo tem por objetivo, detectar possíveis falhas em uma microempresa do ramo de vendas de bolos e tortas utilizando ferramentas de qualidade. A utilização da CURVA ABC e uma adaptação do método SERVQUAL proposto por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1988), permitiram classificar em três níveis as vendas dos produtos principais da empresa e também, identificar gaps entre o serviço esperado e o prestado pela empresa, respectivamente. Após a identificação desses gaps, planos de ação foram propostos, visando eliminá-los-
Descrição: dc.descriptionFor small and microenterprises, seeking a differential is essential to ensure space in such a competitive service sector. The objective of this study is to detect possible failures in a micro-enterprise in sales of cakes and pies through the use of quality tools. The use of the ABC tool and an adaptation of the SERVQUAL method proposed by Parasuraman, Zeithaml and Berry (1988) allowed to classify in three levels the sales of the main products of the company and also to identify some gaps between the service expected and the one provided by the company, respectively. And after these two surveys, action plans could be proposed, aiming at improvements in product sales and in the dimensions of quality which the SERVQUAL model presented gaps-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectMelhoria da qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectMicroempresa-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectMicroempresa-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectServqual-
Palavras-chave: dc.subjectQuality tools-
Palavras-chave: dc.subjectQuality improvement-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectMicroenterprise-
Título: dc.titleAprimoramento da performance de uma microempresa através da aplicação de ferramentas de qualidade: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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