A percepção de mediadores acerca do atendimento a pessoas com TEA numa exposição científica itinerante

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Gustavo Henrique Varela Saturnino-
Autor(es): dc.contributorMadeira, Lucianne Fragel-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Diana Negrão-
Autor(es): dc.contributorAbujadi, Caio-
Autor(es): dc.contributorHenrique Júnior, Sérgio de Souza-
Autor(es): dc.creatorSantos, Emanoel do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32163-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772336-
Descrição: dc.descriptionOs museus e centros de ciências vêm se preparando para atender as necessidades e demandas de pessoas com deficiências, que por muito tempo não foram incluídas nesses espaços devido à falta de acessibilidade. Nesse contexto os mediadores são fundamentais pois representam o elo entre o público e a compreensão das exposições apresentadas, adaptando a linguagem das ciências nas suas mais variadas formas. Mesmo com os avanços em relação a questões de acessibilidade, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares ainda não se sentirem confortáveis em museus e centros de ciências. Essa sensação está relacionada muitas vezes ao julgamento e desaprovação e a sobrecarga excessiva gerada por esses ambientes às pessoas com TEA. Pesquisas, em diversas áreas, têm sido desenvolvidas a fim de auxiliarem na compreensão das nuances que impactam a vida das pessoas com TEA, porém estudos que avaliam a relação desse público com exposições itinerantes ainda se encontram em estágios iniciais. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a participação dos mediadores do Ciência Sob Tendas (CST) na 9° Caminhada do Dia Mundial para a Conscientização do Autismo (9° CDMCA) visando analisar e aprofundar as discussões voltadas para o atendimento à esse público e aprimorar as estratégias do CST para incluí-los em suas exposições. Os dados para essa pesquisa foram coletados através de duas perguntas feitas por formulário on-line aos mediadores logo após a 9° CDMCA e um grupo focal realizado 27 meses depois. Esse grupo focal foi desenvolvido a partir da metodologia da Lembrança Estimulada, com o objetivo de reavivar a memória dos mediadores que participaram do evento. O tratamento dos dados coletados foi realizado por meio da tematização proposta por Fontoura. Assim obtivemos dois temas: “A utilização da curiosidade e da ludicidade como elemento de inclusão do indivíduo autista” e “A percepção dos mediadores sobre a participação do indivíduo autista em um centro de ciências itinerante” a partir das duas perguntas on-line. Em relação aos depoimentos durante o grupo focal, obtivemos quatros temas: “A influência dos familiares das pessoas com TEA sobre a mediação pela ótica dos mediadores.”, "As particularidades da mediação para o público autista”, “Aprendizagem por experiência” e “A lembrança estimulada como ferramenta de avaliação da percepção do mediador”. A partir desses temas, destaca-se a necessidade de realização de formações constantes dos mediadores em relação ao atendimento das pessoas com TEA e adaptações na exposição que possam facilitar o trabalho dos mesmos junto a esse público. Desta forma, o presente estudo alcançou o objetivo de avaliar as percepções e opiniões dos mediadores do CST que participaram da 9° CMDCA, e ao final dele foram identificados seis temas e orientações para tornar o CST um espaço científico cultural mais confortável e acolhedor para indivíduos com TEA e seus familiares. Assim, acreditamos que esse estudo contribua para tornar as exposições científicas mais inclusivas para o público autista.-
Descrição: dc.descriptionMuseums and science centers have been preparing to meet the needs and demands of people with disabilities, who for a long time were not included in these spaces due to lack of accessibility. In this context, mediators are fundamental as they represent the link between the audience and the understanding of the exhibits presented, adapting the language of science in its most varied forms. Even with advances in accessibility issues, people with Autism Spectrum Disorder (ASD) and their families still do not feel comfortable in museums and science centers. This feeling is often related to judgment and disapproval and the excessive burden these environments generate for people with ASD. Research in several areas has been developed in order to help understand the nuances that impact the lives of people with ASD, but studies that assess the relationship of this audience with traveling exhibitions are still in their early stages. Thus, this work aims to evaluate the participation of the Science Under Tents (CST) mediators in the 9th Walk of the World Day for Autism Awareness (9th CDMCA) in order to analyze and deepen the discussions aimed at serving this audience. and enhance CST's strategies for including them in its exhibits. Data for this research were collected through two questions asked via an online form to mediators shortly after the 9th CDMCA and a focus group held 27 months later. This focus group was developed based on the methodology of Stimulated Recall, with the objective of rekindling the memory of the mediators who participated in the event. The treatment of the collected data was carried out using the thematization proposed by Fontoura. Thus, we obtained two themes: "The use of curiosity and playfulness as an element of inclusion for the autistic individual" and "The perception of mediators on the participation of the autistic individual in a traveling science center" from the two online questions. Regarding the testimonies during the focus group, we obtained four themes: "The influence of family members of people with ASD on mediation from the perspective of mediators.", "The particularities of mediation for the autistic public", "Learning by experience" and " The memory is stimulated as a tool to assess the mediator's perception.” From these themes, the need for constant training of mediators in relation to the care of people with ASD and adaptations in the exhibition that can facilitate their work together is highlighted. In this way, this study achieved the objective of evaluating the perceptions and opinions of the CST mediators who participated in the 9th CMDCA, and at the end of it, six themes and guidelines were identified to make the CST a more comfortable cultural scientific space and welcoming to individuals with ASD and their families. Therefore, we believe that this study will contribute to making scientific expositions more inclusive for r the autistic public.-
Descrição: dc.description63 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista, Mediadores, Centros de Ciência, Inclusão-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno autístico, Inclusão social, Divulgação científica, Educação não-formal-
Palavras-chave: dc.subjectAutism Spectrum Disorder, Mediators, Science Centers, Inclusion-
Título: dc.titleA percepção de mediadores acerca do atendimento a pessoas com TEA numa exposição científica itinerante-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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