Duas janelas da alma: arte e espiritualidade na formação em saúde à luz da educação popular

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFranco, Túlio Batista-
Autor(es): dc.contributorKoifman, Lilian-
Autor(es): dc.contributorWong-Un, Júlio Alberto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7023979206151918-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4910962111735003-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8396570029365423-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2524511773652697-
Autor(es): dc.creatorMatos, Mariana Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8645-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGSC.2018.m.34070481818-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772335-
Descrição: dc.descriptionEste estudo, com base na abordagem da Educação Popular, reflete sobre as relações entre a Arte, a Espiritualidade e a Saúde a partir das vivências e experimentações teóricas, visuais e corporais contempladas na disciplina Trabalho de Campo Supervisionado 1A (TCS1A), que acontece no primeiro semestre do curso de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Parte-se da ideia de que as formas convencionais tanto de ensino quanto das práticas em saúde possuem raízes que abafam, negligenciam e subvalorizam as dimensões sutis e invisíveis do ser humano. As artes e as espiritualidades poderiam contribuir para a construção da integralidade do cuidado e para a formação profissional e cidadã, na perspectiva que estas agregam a emoção, a intuição e a sensibilidade. A abordagem da Educação Popular, por sua vez, abraça tais questões ao potencializar a construção coletiva do cuidado, com construção compartilhada de saberes. Como objetivo central buscou-se compreender a influência da experiência em um grupo da disciplina TCS1A do curso de medicina da UFF, nos campos de artes e espiritualidades, na formação de estudantes de medicina, através da identificação, relato e reflexão sobre as vivências e percepções produzidas nos encontros sobre o tema. Considera-se estas reflexões importantes por possibilitarem, ao acrescentarem as vertentes artísticas e espirituais na formação universitária, espaços pedagógicos que valorizem e apoiem o percurso pessoal dos educandos, bem como seus processos de autoconhecimento e construção de sua rede de saberes-
Descrição: dc.descriptionThis study, based on the Popular Education approach, reflects about the relationships between Art, Spirituality and Health from the experiences, theoretical, visual and corporal experiences contemplated in the discipline Trabalho de Campo Supervisionado 1A (TCS1A), which happens in the first semester of the medical course of the Universidade Federal Fluminense (UFF). It starts from the idea that conventional forms of teaching and health practices have roots that stifle, neglect and undervalue the subtle and invisible dimensions of the human being. The arts and spiritualities could contribute to the construction of the integrality of care and to the professional and citizen formation, in the perspective that these add emotion, intuition and sensitivity. The Popular Education approach, in turn, embraces such issues by leveraging the collective construction of care, with shared construction of knowledge. The central objective was to understand the influence of the experience in a group of TCS1A discipline of the medical course of the UFF, in the fields of arts and spiritualities, in the training of medical students, through the identification, reporting and reflection on the experiences and perceptions produced in the meetings on the subject. These reflections are considered important because, by adding the artistic and spiritual aspects in the university formation, pedagogical spaces that value and support the personal course of the students, as well as their processes of self-knowledge and construction of their network of knowledge-
Descrição: dc.description83 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectEspiritualidade-
Palavras-chave: dc.subjectFormação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectEspiritualidade-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectPopular education-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Palavras-chave: dc.subjectSpirituality-
Palavras-chave: dc.subjectHealth education-
Título: dc.titleDuas janelas da alma: arte e espiritualidade na formação em saúde à luz da educação popular-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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