Investigação panorâmica dos pesticidas como agente motivador do ensino de química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValverde, Alessandra Leda-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fernando de Carvalho da-
Autor(es): dc.contributorMarques, Marcelo Monteiro-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Moreira da-
Autor(es): dc.contributorValverde, Alessandra Leda-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Moreira da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fernando de Carvalho da-
Autor(es): dc.contributorMarques, Marcelo Monteiro-
Autor(es): dc.creatorVieira, Daniel Novaes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25720-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772326-
Descrição: dc.descriptionDevido ao desinteresse dos educandos na disciplina de Química, diversas temáticas motivadoras tais como a água, lixo e reciclagem, Química forense, alimentos, petróleo, sabão, gorduras, drogas, alimentos, incluindo a tão presente temática dos pesticidas no cotidiano, podem ser utilizadas pelos docentes em prol da melhora dos aprendizados em Química. Diversos autores, tais como Misturini (2017); Buffolo e Rodrigues (2016); Carraro (1997); Lopes et al. (2015) abordaram o tema pesticidas no ensino médio em trabalhos e artigos em conceituadas revistas de ensino, utilizando abordagens interdisciplinares para conceitos científicos de Química, Biologia, Língua portuguesa e etc., com diversos debates interdisciplinares e contextualizados. No campo da Química diversos conceitos podem ser utilizados, como por exemplo fórmulas estruturais, acidez, basicidade, pontos de fusão e ebulição, soluções, densidade, hibridizações, ligações Químicas, massas moleculares e cálculos de concentrações. Os amplos recursos didáticos que foram utilizados com a temática dos pesticidas foram muito amplos passando por aplicações de estudos de casos, questionários, oficinas, recursos audiovisuais seminários, fotografias, excursões, leituras, trabalhos em grupos escritos e orais de estudantes, realização de diversos e variados experimentos, elaboração de relatórios e debates. Dessa forma, foi feita uma investigação panorâmica desta temática tão ampla e abrangente de fundamental relevância para desenvolvimento em sala de aula com o intuito de sugerir outras possíveis abordagens metodológicas mais aprimoradas em relação ao que já foi descrito na literatura.-
Descrição: dc.descriptionDue to the lack of interest of students in the Chemistry discipline, several motivating themes such as water, garbage and recycling, forensic chemistry, food, oil, soap, fats, drugs, food, including the very present theme of pesticides in everyday life, can be used by teachers in favor of improving learning in Chemistry. Several authors, such as Misturini (2017); Buffolo and Rodrigues (2016); Carraro (1997); Lopes et al. (2015) addressed the pesticide theme in high school in works and articles in renowned educational journals, using interdisciplinary approaches to scientific concepts of Chemistry, Biology, Portuguese Language, etc., with several interdisciplinary and contextualized debates. In the field of Chemistry, several concepts can be used, such as structural formulas, acidity, basicity, melting and boiling points, solutions, density, hybridizations, chemical bonds, molecular masses and concentration calculations. The extensive teaching resources that were used with the topic of pesticides were very broad, including applications of case studies, questionnaires, workshops, audiovisual resources, seminars, photographs, excursions, readings, work in written and oral groups of students, carrying out various and varied experiments, reporting and debates. In this way, a panoramic investigation of this theme, so broad and comprehensive, of fundamental relevance for development in the classroom, was carried out in order to suggest other possible methodological approaches that were more improved in relation to what has already been described in the literature.-
Descrição: dc.description43 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAgrotóxicos-
Palavras-chave: dc.subjectCiências-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão bibliográfica-
Palavras-chave: dc.subjectPesticida-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPesticides-
Palavras-chave: dc.subjectSciences-
Título: dc.titleInvestigação panorâmica dos pesticidas como agente motivador do ensino de química-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.