Análise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Patrícia Camacho-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Daniele Mendonça-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1627552566370236-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2032672242741923-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6222513276436258-
Autor(es): dc.creatorCordeiro, Ana Cristina de Macena Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/23582-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772286-
Descrição: dc.descriptionO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política que visa a garantia da oferta de refeições que atendam as necessidades nutricionais diárias dos escolares durante o ano letivo. A relação entre escolha dos alimentos que compõem o cardápio da alimentação escolar e a sustentabilidade ambiental vem ganhando destaque em alguns estados e municípios brasileiros por meio de estratégias que visam reduzir a oferta de proteínas de origem animal nos cardápios escolares. O município de Niterói/RJ em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Mercy for Animals Brasil passou a adotar cardápios escolares com ausência de alimentos de origem animal em um dia da semana. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de implementação do programa Alimentação Consciente (AC) em unidades escolares municipais de Niterói, RJ. O estudo foi referenciado no campo de análise de política e apresenta uma abordagem quali-quantitativa, com foco na análise de implementação de políticas públicas centrada nos sujeitos, nos processos institucionais e nos aspectos técnicos (adequação nutricional e impacto ambiental) da mudança proposta nos cardápios escolares. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores, nutricionistas, profissional da ONG, e por meio de aplicação de questionário semiestruturado a diretores, professores, pedagogos e merendeiros das escolas municipais; do teste de aceitabilidade, da análise da qualidade do cardápio e da avaliação dos indicadores de sustentabilidade (pegada hídrica, pegada de carbono e pegada ecológica), durante o período de 2019 a 2020. A análise estatística dos indicadores de sustentabilidade dos cardápios foi desenvolvida por meio do teste de Krulkall-Wallis e do teste de Mann-Whitney. A análise estatística da composição nutricional dos cardápios com e sem proteína animal em relação aos valores recomendados pelo PNAE foi por meio do teste de Wilcoxon de amostra única considerando o nível de significância em 5%. Todas as análises foram realizadas utilizando o software JASP 0.13.1.0. O cardápio sem carne ou à base de ovo foram aqueles considerados mais sustentáveis, com impacto ambiental de 3 a 5,5 vezes menor que os demais cardápios e estavam nutricionalmente adequados. A decisão em torno da adesão do programa AC ocorreu a partir da gestão central da prefeitura e da secretaria de educação, contudo foi observada a articulação entre nutricionistas e ONG na qual resultou em mudanças incrementais para atender as necessidades do município. Alterações no cardápio e na técnica de preparo foram realizadas para atender a melhor aceitação dos escolares e pelos atrasos na entrega de gêneros alimentícios. Entretanto observa-se uma lacuna na abordagem pedagógica do tema. Este estudo possibilitou identificar que as mudanças propostas nos cardápios não comprometeram a qualidade nutricional e indicou o potencial impacto positivo nos indicadores socioambientais, constatou ainda que as dinâmicas institucionais impostas pelos processos de implementação contribuíram para redesenhar a proposta original, indicar a construção de pactos e aprendizado institucional que pode potencializar a abordagem ambiental no planejamento dos cardápios escolares-
Descrição: dc.descriptionThe Brazilian School Food Program (PNAE) is a policy that aims to guarantee the supply of meals that meet the daily nutritional needs of students during the school year. The relationship between the choice of foods that make up the school meal menu and environmental sustainability has been gaining prominence in some Brazilian states and cities through strategies that aim to reduce the supply of proteins of animal origin in school menus. The municipality of Niterói, RJ in partnership with the Non-Governmental Organization (NGO) Mercy for Animals Brazil started to adopt school menus which excludes all animal-sourced foods. The aim of this study is to analyze the implementation process of the Conscious Feeding (AC) program in municipal schools in Niterói, RJ. The study was referenced in the policy analysis and presents a qualitative and quantitative approach, focusing on the analysis of public policy implementation centered on the subjects, institutional processes and technical aspects (nutritional adequacy and environmental impact) of the proposed change in the menus schoolchildren. Data collection was carried out through semi-structured interviews with managers, nutritionists, NGO professionals, and through the application of a semi-structured questionnaire to principals, teachers, pedagogues and school cooks in the municipal schools; the acceptability test, the analysis of the quality of the menu and the evaluation of the sustainability indicators (water footprint, carbon footprint and ecological footprint), during the period from 2019 to 2020. The statistical analysis of the sustainability indicators of the menus was carried out through the Krulkall-Wallis test and later the Mann-Whitney test. The statistical analysis of the nutritional composition of menus with and without animal protein in relation to the values recommended by the PNAE was through the Wilcoxon test of a single sample, taking into account a 5% significance level. All analyzes were performed using the JASP 0.13.1.0 software. The meatless or egg-based menus were those considered most sustainable, with an environmental impact of 3 to 5.5 times less than the other menus and were nutritionally adequate. The decision regarding the adherence to the AC program came from the central management of the city hall and the education department, however, the articulation between nutritionists and NGOs was observed, which resulted in incremental changes to attend the city needs. Menu changes and the culinary preparation changes were made due to the better acceptance of students and delays in the delivery of foodstuffs. However, there is a gap in the pedagogical approach to the theme. This study made it possible to identify that the proposed changes in the menus did not compromise nutritional quality and indicated the potential positive impact on socioenvironmental indicators. As well as found that the institutional dynamics imposed by the implementation processes contributed to redesigning the original proposal, indicating the construction of pacts and learning. institutional framework that can enhance the environmental approach when planning school menus.-
Descrição: dc.description96f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectConservação dos Recursos Naturais-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica Pública-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas Governamentais-
Palavras-chave: dc.subjectAceitação-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectConservação de recursos naturais-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Feeding-
Palavras-chave: dc.subjectConservation of Natural Resources-
Palavras-chave: dc.subjectPublic Policy-
Palavras-chave: dc.subjectGovernment Programs-
Título: dc.titleAnálise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ.-
Título: dc.titleAnalyze the implementation process of the Conscious Feeding (AC) Program in municipal schools in Niterói, RJ.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.