Livros que andam : disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecilia Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorCPF:29862523700-
Autor(es): dc.contributorMachado, Maria Zélia Versiani-
Autor(es): dc.contributorCPF:50032314422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8331497413853638-
Autor(es): dc.contributorBerenblum, Andrea Sonia-
Autor(es): dc.contributorCPF:12343254466-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768581E6-
Autor(es): dc.contributorFrigotto, Edith Ione dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCPF:11231231222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782150T0-
Autor(es): dc.contributorRocha, Helenice Aparecida Bastos-
Autor(es): dc.contributorCPF:65647326422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5691780670835782-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Maria Jaqueline de Grammont Machado de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-04-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18226-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772285-
Descrição: dc.descriptionCe travail cherche à comprendre les plusieurs sens sur lecteur et lecture qui ont été construits et déconstruits dans l univers du discours de quelques familles de groupes urbains périfériques. Il s est basé sur les conditions matérielles et sociales, sous lesquelles se sont constitués les pratiques et représentations de et avec l écriture, dans un contexte, supposément favorisé par le Programme Literatura em minha casa (Littérature chez moi), dont la caractéristique consiste à la remmise de livres de fiction littéraire directement aux élèves. En suivant le trajet de ces livres, cette recherche analyse la disponibilisation, l accès et l appropriation de la lecture chez quelques familles a fin de comprendre : d où viennent les livres qu elles possédent ; quelles sont ses mémoires et expériences scolaires ; quel est le rapport avec les livres dans les bibliotèques scolaires ou dans d autres lieux de lecture ; aussi bien que les représentations des lecteurs et ses pratiques de lecture et écriture. Finalement, on cherche à constituer la limite de quelques effects des politiques officielles de promotion de la lecture, de façon à établir des principes qui puissent faire que leur formulation soit, d ores et déjà, appuyée sur une connaissance plus profonde des sujets visés par ces politiques.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionEste estudo buscou compreender os sentidos sobre leitor e leitura construídos e desconstruídos no universo discursivo de algumas famílias de meios urbanos periféricos. Para tanto, centrou-se nas condições materiais e sociais sob as quais se constituem as representações e práticas de e com a escrita em um contexto supostamente favorecido pelo Programa Literatura em minha casa, uma iniciativa do Ministério da Educação que possui como característica a entrega de livros literários diretamente aos alunos. Seguindo o rastro desse material, a análise consistiu em identificar a disponibilização, o acesso e a apropriação da leitura em alguns núcleos familiares para entender de onde vêm os livros que possuem; suas memórias e vivências escolares; a relação com os livros nas bibliotecas dos estabelecimentos de ensino ou outros espaços de leitura; além das representações de leitores e as práticas de leitura e escrita presentes nestas. Procurou-se, ainda, delimitar alguns efeitos das políticas oficiais de promoção da leitura, de forma a traçar algumas considerações que possam contribuir para uma formulação mais efetiva dessas ações que se apóiem num conhecimento mais aprofundado sobre os sujeitos que se pretende atingir.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLeitor-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas de promoção da leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLecteur-
Palavras-chave: dc.subjectLecture-
Palavras-chave: dc.subjectPolitiques de promotion de la lecture-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleLivros que andam : disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.