Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Goulart, Cecilia Maria Aldigueri | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:29862523700 | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Maria Zélia Versiani | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:50032314422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8331497413853638 | - |
Autor(es): dc.contributor | Berenblum, Andrea Sonia | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:12343254466 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768581E6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Frigotto, Edith Ione dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:11231231222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782150T0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Helenice Aparecida Bastos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:65647326422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5691780670835782 | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Maria Jaqueline de Grammont Machado de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:31:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:31:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-04-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18226 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772285 | - |
Descrição: dc.description | Ce travail cherche à comprendre les plusieurs sens sur lecteur et lecture qui ont été construits et déconstruits dans l univers du discours de quelques familles de groupes urbains périfériques. Il s est basé sur les conditions matérielles et sociales, sous lesquelles se sont constitués les pratiques et représentations de et avec l écriture, dans un contexte, supposément favorisé par le Programme Literatura em minha casa (Littérature chez moi), dont la caractéristique consiste à la remmise de livres de fiction littéraire directement aux élèves. En suivant le trajet de ces livres, cette recherche analyse la disponibilisation, l accès et l appropriation de la lecture chez quelques familles a fin de comprendre : d où viennent les livres qu elles possédent ; quelles sont ses mémoires et expériences scolaires ; quel est le rapport avec les livres dans les bibliotèques scolaires ou dans d autres lieux de lecture ; aussi bien que les représentations des lecteurs et ses pratiques de lecture et écriture. Finalement, on cherche à constituer la limite de quelques effects des politiques officielles de promotion de la lecture, de façon à établir des principes qui puissent faire que leur formulation soit, d ores et déjà, appuyée sur une connaissance plus profonde des sujets visés par ces politiques. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | Este estudo buscou compreender os sentidos sobre leitor e leitura construídos e desconstruídos no universo discursivo de algumas famílias de meios urbanos periféricos. Para tanto, centrou-se nas condições materiais e sociais sob as quais se constituem as representações e práticas de e com a escrita em um contexto supostamente favorecido pelo Programa Literatura em minha casa, uma iniciativa do Ministério da Educação que possui como característica a entrega de livros literários diretamente aos alunos. Seguindo o rastro desse material, a análise consistiu em identificar a disponibilização, o acesso e a apropriação da leitura em alguns núcleos familiares para entender de onde vêm os livros que possuem; suas memórias e vivências escolares; a relação com os livros nas bibliotecas dos estabelecimentos de ensino ou outros espaços de leitura; além das representações de leitores e as práticas de leitura e escrita presentes nestas. Procurou-se, ainda, delimitar alguns efeitos das políticas oficiais de promoção da leitura, de forma a traçar algumas considerações que possam contribuir para uma formulação mais efetiva dessas ações que se apóiem num conhecimento mais aprofundado sobre os sujeitos que se pretende atingir. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas de promoção da leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lecteur | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lecture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politiques de promotion de la lecture | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Livros que andam : disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: