Pelas mãos de mãe Nilza: mulheres negras e religião em Codó-MA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Claudia-
Autor(es): dc.contributorSchueler, Alessandra-
Autor(es): dc.contributorAhlert, Martina-
Autor(es): dc.contributorMarafon, Giovanna-
Autor(es): dc.contributorRizzini, Irma-
Autor(es): dc.creatorPereira, Ilka Cristina Diniz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14654-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772279-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo contribuir para a compreensão dos processos históricos que envolveram os grupos raciais pertencentes às religiões afro-brasileiras, especialmente as mulheres, em Codó, Maranhão, através da história de vida da Mãe de Santo, Nilza de Odé. Neste sentido, através da metodologia da História Oral, conduzida pela narrativa mediada pela sua memória, foi possível compreender algumas nuances do Maranhão e da cidade de Codó, no que tange às práticas religiosas dos negros e negras e seus embates permanentes com a elite local. A narrativa vai revelando a situação de precariedade sócio-econômica da cidade, as dificuldades relativas ao acesso à educação, ao trabalho e condições dignas de sobrevivência. Duas situações sobressaem nesse aspecto: o trabalho doméstico precoce de crianças e adolescentes e a exportação de mão de obra para o trabalho escravo moderno. Além disso, aponta como a cidade vai se desenvolvendo, adotando códigos da branquitude e negando os códigos da população negra, especialmente das/dos praticantes de religião de matriz africana. As consequências do lastro deixado pelo processo de escravização, materializados no racismo e no preconceito existentes com quem pratica a religião, são narrados por Mãe Nilza, a partir dos seus infortúnios e dificuldades em assumir a religião. Ao mesmo tempo, a sua história aponta as tensões, no que tange à luta realizada pelas mulheres para realizar as suas práticas religiosas e ocupar os seus espaços de representação. Assim, a sua história de vida vai revelando essa particularidade da cidade, da representação enquanto terra de encantaria, da agência dos Orixás e encantados e da sua construção enquanto líder religiosa, a partir da edificação do Terreiro Ylê Axé de Oxóssi e Oxum. Além disso, aponta as estratégias construídas pela população negra, através da implantação da AUCAC- Federação de Matriz Africana do Estado do Maranhão, no que concerne à elaboração de programas e projetos para a população quilombola e de Terreiro, bem como os seus tensionamentos com as práticas elitistas da cidade, contrárias à identidade do município, com relação à sua matriz afro-brasileira-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to contribute to the understanding of the historical processes that have involved racial groups belonging to Afro-Brazilian religions, especially women, in Codó, Maranhão, through the life story of the Saint-Mother Nilza de Odé. In this sense, through the Oral History methodology, led by the narrative mediated by her memory, it was possible to understand some nuances of Maranhão and the city of Codó, regarding the religious practices of black women and men and their permanent clashes with the local elite. The narrative reveals the situation of socio-economic precariousness of the city, the difficulties related to the access to education, work and dignified conditions of survival. Two situations stand out in this aspect: the early domestic work of children and adolescents and the export of labor for modern slave labor. Furthermore, it points out how the city is developing, adopting codes of whiteness and denying the codes of the black population, especially those who practice religion of African origin. The consequences of the burden left by the process of slavery, materialized in racism and prejudice, existing with those who practice religion, are narrated by Mother Nilza based on her misfortunes and difficulties in assuming religion. At the same time, her story points to the tensions regarding the struggle carried out by women in order to live their religious practices and occupy their spaces of representation. Thus, her life story reveals this particularity of the city, of representation as a land of enchantment, of the agency of the Orixás and enchanted people and of her construction as a religious leader, from the building of Terreiro Ylê Axé de Oxóssi and Oxum. In addition, he points out the strategies constructed by the black population, through the implementation of AUCAC - Federation of African Matrix of the State of Maranhão, in what concerns the elaboration of programs and projects for the quilombola and Terreiro populations, as well as their tensions with the elitist practices of the city, contrary to the identity of the municipality, in relation to its Afro- Brazilian matrix-
Descrição: dc.description232 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres-
Palavras-chave: dc.subjectReligião Afro-brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectCodó-MA-
Palavras-chave: dc.subjectMulher negra-
Palavras-chave: dc.subjectCultura afro-brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectCodó (MA)-
Palavras-chave: dc.subjectWomen-
Palavras-chave: dc.subjectAfro-Brazilian religion-
Palavras-chave: dc.subjectCodó-MA-
Título: dc.titlePelas mãos de mãe Nilza: mulheres negras e religião em Codó-MA-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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