Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bello, Enzo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8039201732135475 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva Júnior, Gladstone Leonel da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9795584262323915 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Alexandre Bernardino | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9725195346105443 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nicácio, Camila Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7229812227743668 | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Lucas Pontes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:31:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:31:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25425 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772274 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo da pesquisa é identificar um espaço que integre academia jurídica, sujeitos coletivos passíveis a violações de direitos, e instituições públicas. O problema diz respeito a identificação das Clínicas de Direitos Humanos se seriam elas esse espaço e como é estabelecida sua relação com o ensino jurídico e os sujeitos coletivos. Nos últimos anos há gradativa expansão do processo de implementação da metodologia clínica nos cursos jurídicos, porém poucas pesquisas têm se debruçado sobre o tema o qual envolve variáveis que merecem ser exploradas. A abordagem do tema é realizada por meio dos postulados da Teoria Crítica (HORKHEIMER, 1983) combinado com o referencial teórico-metodológico do pensamento decolonial (WALSH, 2007, 2008) com orientação instrutiva da pedagogia do oprimido de Paulo Freire (2018a). Assim, por meio de investigação empírica e teórica bem como verificação bibliográfica, a pesquisa possui caráter exploratório, descritivo, crítico e analítico com viés multidisciplinar articulando saberes do Direito, Educação, Ciência Política. A estrutura do texto está disposta a partir dos seguintes eixos principais: panorama geral das Clínicas de Direitos Humanos existentes no Brasil em 2018; práticas jurídicas universitárias brasileiras e análise teórica das Clínicas Jurídicas brasileiras e latino americanas. | - |
Descrição: dc.description | El objetivo de la investigación es identificar un espacio que integre academia jurídica, sujetos colectivos susceptibles de violaciones de derechos, e instituciones públicas. El problema se refiere a la identificación de las Clínicas de Derechos Humanos si serían ellas ese espacio y cómo se establece su relación con la enseñanza jurídica y los sujetos colectivos. En los últimos años hay una gradual expansión del proceso de implementación de la metodología clínica en los cursos jurídicos, pero pocas investigaciones se han centrado en el tema que involucra variables que merecen ser explotadas. El enfoque del tema es realizado por medio de los postulados de la Teoría Crítica (HORKHEIMER, 1983) combinado con el referencial teóricometodológico del pensamiento decolonial (WALSH, 2007, 2008) con orientación instructiva de la pedagogía del oprimido de Paulo Freire (2018a). La investigación tiene carácter exploratorio, descriptivo, crítico y analítico con sesgos multidisciplinarios articulando saberes del Derecho, Educación, Ciencia Política. La estructura del texto está dispuesta a partir de los siguientes ejes principales: panorama general de las Clínicas de Derechos Humanos existentes en Brasil en 2018; prácticas jurídicas universitarias brasileñas y análisis teórico de las Clínicas Jurídicas brasileñas y latinoamericanas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clínicas de Direitos Humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Jurídico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Universitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino jurídico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clínicas de Derechos Humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enseñanza Jurídica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prácticas Universitarias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidad | - |
Título: dc.title | Clínica de direitos humanos no ensino jurídico brasileiro: articulação com as relações sociais por meio da litigância estratégica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: