Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Uhmann, Silvana Matos | - |
Autor(es): dc.contributor | Requião, Luciana Pires de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Bergo, Renata Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Chaves, Karime Sarkis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:31:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:31:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32597 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772268 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho reflete algumas ideias sobre a inclusão da Libras nas escolas de Educação Básica no Brasil, mais precisamente como essa prática tem sido implementada e quais os impactos para os alunos surdos e a comunidade escolar como um todo. São destacados algumas políticas e práticas de inclusão já realizadas, desafios enfrentados pelos alunos surdos, formação dos professores e estratégias para aprimorar a inclusão da Libras, a partir de fontes bibliográficas, como livros, artigos científicos e legislação, para fundamentar teoricamente o estudo, bem como documentos legais que buscam levantar informações sobre as políticas e práticas de inclusão de Libras nas escolas. A partir disso foi possível destacar a importância da Libras como meio de comunicação e expressão para a comunidade surda, ressaltando a necessidade de formação adequada aos professores e disponibilização de materiais acessíveis/bilíngues. Além disso, mostrou-se necessário apontar propostas e estratégias como sensibilização, formação de equipes multidisciplinares, planos de ensino individualizados, capacitação dos professores, adaptações curriculares e parcerias com a comunidade surda. Por fim, a implementação efetiva e necessária da Libras nos sistemas de ensino de Educação Básica requer o engajamento de gestores educacionais, professores, alunos, famílias, comunidade surda e demais atores sociais. | - |
Descrição: dc.description | The present work reflects some ideas about the inclusion of Libras in Basic Education schools in Brazil, aiming to guarantee learning opportunities for deaf students. Some inclusion policies and practices already carried out, challenges faced by deaf students, teacher training and strategies to improve the inclusion of Libras are highlighted, based on bibliographic sources, such as books, scientific articles and legislation, to theoretically support the study, as well as as legal documents that seek to gather information about the policies and practices for the inclusion of Libras in schools. From this, it was possible to highlight the importance of Libras as a means of communication and expression for the deaf community, emphasizing the need for adequate training for teachers and the availability of accessible/bilingual materials. In addition, it was necessary to point out proposals and strategies such as raising awareness, forming multidisciplinary teams, individualized teaching plans, teacher training, curriculum adaptations and partnerships with the deaf community. Finally, the effective and necessary implementation of Libras in Basic Education teaching systems requires the engagement of educational managers, teachers, students, families, the deaf community and other social actors. | - |
Descrição: dc.description | 33 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de alunos surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua brasileira de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education of deaf students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic Education | - |
Título: dc.title | A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: