A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUhmann, Silvana Matos-
Autor(es): dc.contributorRequião, Luciana Pires de Sá-
Autor(es): dc.contributorBergo, Renata Silva-
Autor(es): dc.creatorChaves, Karime Sarkis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32597-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772268-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho reflete algumas ideias sobre a inclusão da Libras nas escolas de Educação Básica no Brasil, mais precisamente como essa prática tem sido implementada e quais os impactos para os alunos surdos e a comunidade escolar como um todo. São destacados algumas políticas e práticas de inclusão já realizadas, desafios enfrentados pelos alunos surdos, formação dos professores e estratégias para aprimorar a inclusão da Libras, a partir de fontes bibliográficas, como livros, artigos científicos e legislação, para fundamentar teoricamente o estudo, bem como documentos legais que buscam levantar informações sobre as políticas e práticas de inclusão de Libras nas escolas. A partir disso foi possível destacar a importância da Libras como meio de comunicação e expressão para a comunidade surda, ressaltando a necessidade de formação adequada aos professores e disponibilização de materiais acessíveis/bilíngues. Além disso, mostrou-se necessário apontar propostas e estratégias como sensibilização, formação de equipes multidisciplinares, planos de ensino individualizados, capacitação dos professores, adaptações curriculares e parcerias com a comunidade surda. Por fim, a implementação efetiva e necessária da Libras nos sistemas de ensino de Educação Básica requer o engajamento de gestores educacionais, professores, alunos, famílias, comunidade surda e demais atores sociais.-
Descrição: dc.descriptionThe present work reflects some ideas about the inclusion of Libras in Basic Education schools in Brazil, aiming to guarantee learning opportunities for deaf students. Some inclusion policies and practices already carried out, challenges faced by deaf students, teacher training and strategies to improve the inclusion of Libras are highlighted, based on bibliographic sources, such as books, scientific articles and legislation, to theoretically support the study, as well as as legal documents that seek to gather information about the policies and practices for the inclusion of Libras in schools. From this, it was possible to highlight the importance of Libras as a means of communication and expression for the deaf community, emphasizing the need for adequate training for teachers and the availability of accessible/bilingual materials. In addition, it was necessary to point out proposals and strategies such as raising awareness, forming multidisciplinary teams, individualized teaching plans, teacher training, curriculum adaptations and partnerships with the deaf community. Finally, the effective and necessary implementation of Libras in Basic Education teaching systems requires the engagement of educational managers, teachers, students, families, the deaf community and other social actors.-
Descrição: dc.description33-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLibras-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de alunos surdos-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectLibras-
Palavras-chave: dc.subjectEducation of deaf students-
Palavras-chave: dc.subjectBasic Education-
Título: dc.titleA Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.