Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Seixas, Flávio Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Cafezeiro, Isabel Leite | - |
Autor(es): dc.contributor | Guerra, Raphael Pereira de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Amorim, Daniel Maciel de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:31:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:31:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30514 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772257 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia tem o objetivo de levantar como estão as percepções de quem está cursando o curso de Sistema de Informação da Universidade Federal Fluminense e coletar informações sobre os pontos fortes ou de melhorias do curso. A ideia é propor meios para que os alunos e egressos estejam mais preparados para agir no mercado de tecnologia, como por exemplo, inserir ou adaptar mais matérias para que foquem mais na realidade prática ou do mercado de trabalho, uma possível construção de redes de apoios entre calouros e professores entre outras questões que serão abordadas ao longo do texto. Para isso, foi realizado um questionário, com diferentes perfis de estudantes e egressos, onde foram respondidas perguntas acerca da vivência ou não do mercado de TI. Neste questionário pode ser feita uma análise de pontos que se contextualizam na vivência acima mencionada, ressaltando o quanto, de acordo com a percepção do aluno, ajuda ou não o recém-formado. A presente pesquisa está organizada em duas partes: a primeira, apresenta brevemente o curso e levanta pontos sobre o mercado de tecnologia e na segunda, são analisadas as respostas a um questionário aos acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal Fluminense, via ferramenta Google Forms. Ao final, são discutidas algumas sugestões de atuação dentro do curso de sistemas de informação | - |
Descrição: dc.description | The present study presents different profiles of graduate students, raised from a quantitative questionnaire, in which questions were made about the experience, or its lack, of the IT job market, prior to the contemplation of the course. That enabled us to analyze whether the undergraduate course helps or not the newly graduated to enter the job market. The research presented here is divided into two parts: the first, presenting the course, and the second, presenting the questionnaire to the academics of the Information Systems course at Universidade Federal Fluminense, via Google Forms. The questionnaire’s purpose was to collect information about the perceptions of those who are attending undergraduate course classes, highlighting the existing gaps in it, such as the lack of subjects that focus on the reality of the job market and on entrepreneurship. If it changed, it would make the course stop being predominantly theoretical and start to contribute to the moment of entry in the job market, whether in outsourced companies or in a student’s own company. In addition to the points of improvement, the holding of extracurricular events with IT professionals from different areas could be mentioned, as well as the existence of a mentor figure, as a resource to help students throughout their time in university. In the end, we present the results obtained in the questionnaire, proposing points of improvement in the existing course | - |
Descrição: dc.description | 41 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacitação técnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pontos de melhoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apoio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technical skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Improvement points | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gaps | - |
Título: dc.title | Habilidades interpessoais e sugestões no processo de aprendizagem: análise da visão do estudante no curso de Sistemas de Informação e o mercado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: