Água, Direito Humano Fundamental: para que Indivíduos em situação vulnerável se façam sujeitos de direitos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Maylta Brandão dos-
Autor(es): dc.contributorBorges, Márcia Narcizo-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Vanessa Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27377-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772255-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa tivemos por objetivo a promoção do protagonismo social dos educandos com base na reflexão do cenário histórico-social e sob a ótica da Educação em Direitos Humanos. Com a utilização de manifestações artísticas e a produção de um esquete teatral, estudantes da 2a série do ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro vivenciaram um percurso pedagógico baseado na perspectiva freiriana de empoderamento e na de Hernandez e Ventura, com a utilização de projetos de trabalho. Outro norteador importante desta pesquisa foi a abordagem pluralista para a Educação científica defendida por Jaburu, Arruda e Nardi que pressupõem a complexidade do processo de ensino-aprendizagem e a necessidade de construir estratégias que acolham a diversidade dos educandos – nesta pesquisa desenvolvida através da aproximação da Educação em Ciências com a Arte. O projeto de trabalho desenvolvido e aplicado compreendeu um percurso pedagógico em que os estudantes foram convidados a analisar uma questão presente no seu cotidiano –o acesso precário à água -, a partir do acesso à água no sertão nordestino brasileiro. As reflexões obtidas durante esse processo foram compartilhadas através de uma apresentação pública na feira integrada da escola na forma de um teatro escolar, em que todo o processo, incluindo o roteiro teatral intitulado “Você tem sede de quê?”, que encena a saga de uma família numa viagem do sertão nordestino até o Rio de Janeiro devido à falta de água, foi construído pelos educandos em parceira com a professora-pesquisadora. A família encontra o personagem cientista repentista e iniciam um processo de imersão num mundo de possibilidades químicas à luz da perspectiva da Educação em Direitos Humanos. O método de pesquisa-intervenção na perspectiva da Cartografia foi utilizado considerando a pertinência de procedimentos abertos e inventivos a fim de acompanhar a intervenção escolar realizada. Os resultados da pesquisa, além da elaboração de um esquete teatral, envolvem a produção de representações na forma de desenhos e o registro e acompanhamento das percepções conceituais dos educandos e docente no decorrer do processo. O livro “Teatro Científico para Professores: A experiência de um esquete teatral sob a perspectiva da Educação em Direitos Humanos” voltado aos professores da Educação básica é o produto educacional este trabalho e trata-se de uma coletânea das observações, práticas e sugestões construídas ao longo do projeto de pesquisa. Finalmente, entende-se que a experiência educacional cumpriu seus objetivos problematizando a realidade vivida pelos estudantes e contribuindo para que indivíduos em situação vulnerável se façam sujeitos de direitos que ousem a participação cidadã que lhes é sistematicamente negada, de modo a serem assim reconhecidos e valorizados como protagonistas sociais na busca por melhorias na qualidade de vida e bem-estar.-
Descrição: dc.descriptionIn this research we aimed to promote the social protagonism of the students based on the reflection of the historical-social scenario and from the perspective of Human Rights Education. Using the artistic manifestations and the production of a theatrical skit, students from the 2nd grade of a public high school in the Rio de Janeiro state experienced a pedagogical path based on the Paulo Freire perspective of empowerment and Hernandez & Ventura, with the implementation of work projects.bAnother important guide for this research was the pluralist approach to Science Education defended by Jaburu, Arruda and Nardi, which presupposes the complexity of the teaching-learning process and the need to build strategies that embrace the diversity of students - in this research developed through the approximation of the Science Education with Art. The work project developed and applied included a pedagogical approach in which students were invited to analyze a problem present in their lives - precarious access to water -, a path starting from the perspective of access to water in the northeastern Brazilian hinterland. The reflections obtained during this process were shared through a public presentation at the school’s integrated fair in the form of a scientific theater, and the entire process, including the theatrical script entitled “What are you thirsty for?”, which stages the saga of a family on their way from the northeastern backlands to Rio de Janeiro due to lack of water, was built by the students in partnership with the teacher-researcher. The family meets the scientist character and begins a process of immersion in a world of Chemical and scientific possibilities in the understanding of Human Rights Education. The research-intervention method from the point of view of Cartography was used considering the pertinence and need of an open and inventive procedures in order to follow the school intervention carried out. The research results, in addition to the elaboration of a theatrical skit, involve the production of representations in the form of drawings and the recording and monitoring of the conceptual perceptions of the students and teachers during the process. The book "Scientific Theater for Teachers: The experience of a theatrical skit from the perspective of Human Rights Education" directed to teachers of Basic Education is the educational product of this project and it is a collection of observations, practices and suggestions built during throughout the research project. Finally, it is understood that the educational experience fulfilled its objectives, problematizing the reality experienced by students and contributing for individuals in vulnerable situations to become subjects of rights that dare the citizen participation, even though is systematically denied to them, in order to be recognized and valued. as social protagonists seeking for improvements in the quality of life and well-being.-
Descrição: dc.description138 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Direitos Humanos; Teatro científico; Ciência e Arte; Água.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química, Físico-química, Água-aspecto social, Ciência, Direitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectKeywords: Human Rights Education; Scientific theater; Science and Art; Water.-
Título: dc.titleÁgua, Direito Humano Fundamental: para que Indivíduos em situação vulnerável se façam sujeitos de direitos-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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