O contraste entre a oralidade e a escrita nos terreiros de candomblé: os cadernos de fundamentos como parte da memória de uma religião oral

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJuvêncio, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1646741868261976-
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3215827675996848-
Autor(es): dc.contributorCabral , Jacqueline Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1232526888510973-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3074964376273856-
Autor(es): dc.creatorCorteze, Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26173-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772244-
Descrição: dc.descriptionA memória é um fator social, no qual os indivíduos mantêm as tradições vivas e latentes. A oralidade e a escrita fazem parte desse processo de transformação da memória, nas quais suas particularidades tornam-se aliadas às tradições, onde Nora (1984) e Le Goff (1990) são fontes utilizadas para reafirmar essas ideias. No candomblé, religião afro diaspórica com grande influência da herança do continente africano, a tradição oral esteve presente desde os primórdios da sua criação e é latente até a atualidade. Em contraste com a oralidade, pode-se encontrar nos espaços religiosos e utilizados por seus adeptos os cadernos de fundamentos, objetos de estudo da pesquisa, onde são analisadas suas particularidades e usos no culto. Ao abordar as etnografias, Araújo e Lima (2018), Castillo (2010) e Silva (1993-2011) foram cruciais para definir e pontuar conceitos a respeito dos registros da religião afro-brasileira. Com isso, o ponto de início foi pesquisar a respeito da memória e das tradições orais e escritas. Posteriormente, analisa o contexto histórico do candomblé no Brasil, em particular no estado do Rio de Janeiro, além de observar os avanços educacionais da população negra no país. A abordagem metodológica quali-quantitativa foi utilizada pelo uso de tabelas numéricas e fontes bibliográficas. Utiliza-se formulário para pesquisa entre membros da comunidade religiosa, com questões relativas à sua realidade, do uso da oralidade e dos cadernos de fundamentos. Conclui-se que a utilização de registros escritos, aliados à oralidade, fazem parte da história da religião, onde, o fator oralidade sempre será o mais importante, e registrar auxilia a reprodução mais próxima do original.-
Descrição: dc.descriptionMemory is a social factor, in which individuals keep traditions alive and latent. Orality and writing are part of the process of memory transformation in which their particularities become allied to traditions, Nora (1984) and Le Goff (1990) are sources used to reaffirm these ideas. In Candomblé, afro-diasporic religion with huge influence from the heritage of the African continent, the oral tradition has been present since the beginning of its creation and is latent until today. In contrast to orality, one can find in these religious spaces being used by their adherents the fundamentals’ notebooks, the study’s object of this research where their particularities and uses in workship are analyzed. Approaching the ethnographies, Araujo and Lima (2018), Castillo (2010) and Silva (1993; 2011) were crucial to define and punctuate concepts regarding the records of afro-brazilian religion. With that, the starting point was to research about memory, oral and written traditions. In sequence, seek to analyze the historical context of Candomblé in Brazil, in particular in the state of Rio de Janeiro, in addition observes the educational advances of the black population in the country. It was used a qualitative-quantitative methodological approach with numerical tables and bibliographic sources. A form for research was used among members of the religious’ community with questions about their realities and the use of orality and the fundamentals’ notebooks. It concludes that the use of written records combined with orality are part of the religion’s history, where the orality will always be the most important element but recording will help a reproduction closer to the original.-
Descrição: dc.description58 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectMemória social-
Palavras-chave: dc.subjectCandomblé-
Palavras-chave: dc.subjectCadernos de fundamentos-
Palavras-chave: dc.subjectRegistros escritos-
Palavras-chave: dc.subjectMemória social-
Palavras-chave: dc.subjectCandomblé-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectOral memory-
Palavras-chave: dc.subjectCandomblé-
Palavras-chave: dc.subjectFundamentals´notebooks-
Palavras-chave: dc.subjectNotebooks-
Palavras-chave: dc.subjectWritten records-
Título: dc.titleO contraste entre a oralidade e a escrita nos terreiros de candomblé: os cadernos de fundamentos como parte da memória de uma religião oral-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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