Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Soares, Flávia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:31:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:31:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/527 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772199 | - |
Descrição: dc.description | 15p. Disponível também em: <http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_30/selecao.pdf> | - |
Descrição: dc.description | Na tentativa de investigar a realidade histórica do ensino de matemática, questionam-se que tipos de instrumentos podem ser utilizados para reconstruir a trajetória profissional do professor e de suas práticas e a partir de quais elementos pode-se examinar de maneira mais rigorosa as questões relativas ao acesso à profissão de professor de Matemática no Brasil. Um desses elementos são as provas de concursos que se acredita serem capazes de revelar quais as exigências para o exercício do magistério, e trazer à tona questões de importância a respeito da concepção da época em relação ao papel do professor, aos conteúdos que deveria ensinar, entre outros aspectos. Este trabalho enfatiza o conteúdo das provas, as exigências formais e as habilidades medidas nos exames para os cargos professor de matemática e quais as referências adotadas para esta escolha. Este texto se concentra na análise de exames de concursos para os cargos de professor de matemática da principal instituição de ensino secundário do Brasil na época do império, o Colégio Pedro II. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | ANPED | - |
Relação: dc.relation | Anais da 30a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Título: dc.title | Seleção de Professores de Matemática no Colégio Pedro II durante o Império | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Anais de Evento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: