O dito e o não dito no Twitter: análises sobre as estratégias para a eleição à prefeitura do Rio de Janeiro em 2020

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDomingues, Rachel Bertol-
Autor(es): dc.contributorTomaz, Renata Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorVasconcellos, Fábio Souza-
Autor(es): dc.creatorSaraiva, Mateus Queiroz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26854-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772195-
Descrição: dc.descriptionA disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2020 ocorreu em eleições marcadas por circunstâncias atípicas, como a pandemia de Covid-19 e a ascensão da extrema direita no pleito anterior. O cenário político carioca também estava marcado por sucessivas prisões de ex-governadores. Investigar os efeitos desses fatores, por si só, já seria relevante. Porém, nos últimos anos, a política se adaptou às plataformas de redes sociais, em especial o Twitter, que, atualmente, configuram o ambiente principal da comunicação, abrangendo as informações buscadas pela sociedade e os recursos de interação e integração social (GOMES, 2021a). Com isso, os atores políticos ganharam novas obrigações, estratégias e riscos em suas interações com a sociedade (THOMPSON, 2018) e o eleitor reconfigurou seus modos de refletir sobre a política e consumir informação política. Dessa forma, investigamos as mensagens no Twitter sobre Eduardo Paes e Marcelo Crivella e monitoramos os respectivos perfis oficiais durante a eleição para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2020. A pesquisa abarca diferentes análises sobre mais de 345 mil tweets, revelando as estratégias adotadas pelos candidatos e os temas e os perfis mais presentes. Os resultados mostram que o perfil de Paes foi muito mais ativo e dialógico no Twitter, enquanto Crivella foi mais citado pelos usuários. Além disso, as campanhas buscaram acionar o eleitor a partir da desqualificação do adversário, logo a plataforma foi mais utilizada como palco de afrontas e proteção do poder simbólico e pouco como um ambiente para o debate de pautas e ideias. Ressaltamos que os debates eleitorais televisivos aumentaram a quantidade das publicações e pautaram as conversas na rede social.-
Descrição: dc.descriptionThe election for Rio de Janeiro’s city hall in 2020 was marked by atypical circumstances, such as the Covid-19 pandemic and the previous rise of an extreme right political government. Besides this global scenario, the political situation in Rio was passing through terrible scandals of corruption, which resulted in the prison of his ex-governors. Investigating the effects from these situations alone would be rather relevant. However, in recent years, the policy was adapted to social media platforms, especially Twitter, which is currently the main communication way used to cover the information sought by society and the resources for social interaction and integration (GOMES, 2021a). As a result, political actors gained new obligations, strategies and risks in their interactions with society (THOMPSON, 2018) and voters reconfigured their ways of reflecting and consuming political information. Thus, we investigated the messages on Twitter about two candidates, Eduardo Paes and Marcelo Crivella, by monitoring their official profiles during the 2020 mayoral election of Rio de Janeiro. This study analyzed more than 345,000 tweets, revealing the strategies adopted by the candidates, as well its prevalent subjects and profiles. Our results turned out that Paes' profile was more engaged and dialogic on Twitter, while Crivella was more cited by users. In addition, the campaigns sought to trigger the voter from the disqualification of the opponent, so the platform was mainly used as a stage for affronts and protection of symbolic power, instead of being used as an instrument for debating proposals and ideas. We emphasize that televised electoral debates increased the number of publications and guided conversations on the social network.-
Descrição: dc.description177 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação política-
Palavras-chave: dc.subjectEleição municipal-
Palavras-chave: dc.subjectEleitor-
Palavras-chave: dc.subjectTwitter-
Palavras-chave: dc.subjectEleição-
Palavras-chave: dc.subjectTwitter (Site de relacionamentos)-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação em política-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical communication-
Palavras-chave: dc.subjectMunicipal election-
Palavras-chave: dc.subjectVoter-
Palavras-chave: dc.subjectTwitter-
Título: dc.titleO dito e o não dito no Twitter: análises sobre as estratégias para a eleição à prefeitura do Rio de Janeiro em 2020-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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