Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Lucia Abrahão da | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Carla de Gouvêa dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Ândrea Cardoso de | - |
Autor(es): dc.creator | Cotrim, Luciana Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:31:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:31:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21776 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772186 | - |
Descrição: dc.description | Esse estudo teve como objetivos construir uma revisão integrativa sobre o papel da enfermagem no cuidado da criança com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) na atenção primaria de saúde e apontar as evidências científicas relacionadas as ações de enfermagem voltadas às crianças portadoras de Diabetes Mellitus Tipo 1. Para a construção da revisão integrativa foi produzida uma pergunta de pesquisa utilizando a estratégia PICO e para responde-la realizadas pesquisas nas bases de dados “SCIELO”, “SCOPUS”, ‘Web of Science”, “BDENF”, “LILACS” e “Medline”, utilizando os descritores DeCS “Saúde da Criança”, “Continuidade da assistência ao paciente”, “Atenção primaria a saúde”, “Enfermagem” e “Diabetes Mellitus tipo 1”, e MESH, selecionados como correspondentes dos descritores DeCS: “Child Health”, “Primary Health Care”, “Nursing”, “Diabetes Mellitus Type 1”, “Continuity of Patient Care”, houve um recorte temporal de 2016 a 2020 e utilização de artigos em português e inglês. Para pesquisa foram selecionados, a partir da utilização de um roteiro para a extração dos dados, 20 artigos pertinentes a responder à pergunta do trabalho, 11 deles no idioma inglês e 9 no idioma português. Com a análise dos artigos quatro eixos para análise foram constatados, a educação como método fundamental no cuidado da criança com DM1, o estímulo do autocuidado como forma de tratamento, os responsáveis como parte do cuidado e novas formas de produzir cuidado. Foi possível perceber que o cuidado com a criança com DM1 merece atenção interprofissional, envolvendo os pais e a escola em uma educação continua e repetitiva que será construída aos poucos, sempre estimulando o autocuidado e a independência no tratamento | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to build an integrative review on the role of nursing in care of children with Type 1 Diabetes Mellitus (DM1) in primary health care and to point out the scientific evidence related to nursing actions aimed at children with Type 1 Diabetes Mellitus For the construction of the integrative review, a research question was produced using the PICO strategy and to answer it, research was carried out in the databases “SCIELO”, “SCOPUS”, "Web of Science ”, “BDENF”, “LILACS” and "Medline", using the DeCS descriptors “Saúde da Criança”, “Continuidade da assistência ao paciente”, “Atenção primaria a saúde”, “Enfermagem” e “Diabetes Mellitus tipo 1”, and MESH, selected as corresponding to the DeCS descriptors: “Child Health”, “Primary Health Care”, “Nursing”, “Diabetes Mellitus Type 1”, “Continuity of Patient Care”, there was a time frame from 2016 to 2020 and the use of articles in Portuguese and English. For research were selected, using a script for data extraction, 20 articles to answer the question of the work, 11 of them in English and 9 in Portuguese. With the analysis of the articles, four axes for analysis were found, education as a fundamental method in the care of children with DM1, the encouragement of self-care as a form of treatment, caretakers as part of care and new ways of producing care. It was possible to realize that the care for the child with DM1 deserves interprofessional attention, involving parents and the school in a continuous and repetitive education that will be built gradually, always encouraging self-care and independence in treatment | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde da criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acompanhamento terapêutico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção primaria a saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde da criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção primária a saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diabetes Mellitus Tipo 1 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuidade da assistência ao paciente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autocuidado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doença crônica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidados de enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Therapeutic monitoring | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary health care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nurse | - |
Título: dc.title | O papel do enfermeiro na continuidade do cuidado da criança com Diabetes Mellitus tipo I: uma revisão integrativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: