Bibliotecas escolares e políticas públicas no Brasil: um estudo da aplicação do PNBE em uma biblioteca escolar do município de Niterói

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBreglia, Vera Lucia Alves-
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Lídia Silva de-
Autor(es): dc.creatorPereira, Elaine Passos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7538-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772168-
Descrição: dc.descriptionA questão principal desta pesquisa é identificar as contribuições do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para o fortalecimento da Biblioteca Escolar e a formação de leitores em uma escola da rede pública de ensino do município de Niterói. O estudo surgiu da necessidade de compreender como as diretrizes e objetivos do PNBE foram apreendidos pelos gestores e funcionários responsáveis pela biblioteca escolar. Utiliza-se como base teórica a literatura das áreas de Ciência da Informação, Educação, Políticas Públicas e Biblioteconomia. Através da aplicação de uma entrevista semi-estruturada, pretendeu-se entender o desenvolvimento do PNBE no ambiente escolar. Após a análise das respostas obtidas, elas foram comparadas com os dados levantados pela Avaliação Diagnóstica do PNBE, na expectativa de entendermos se os aspectos levantados também se aplicam em Niterói e para descobrir o que mudou desde que essa avaliação diagnóstica foi feita-
Descrição: dc.descriptionThe principal point of this research is to identify all the National Program School Library (PNBE’s) contributions to the increasement of the School Library and the readers from public schools at the city of Niteroi. The reason why this study has started was the need to understand the PNBE’s guidelines and goals and how the management of the schools deal with this terms. Information Science and Librarianship literature was used as a theoric basis of this study, besides, Education and Public Policy literature. The research instrument of this study was based on a questionnaire to gather information enough to understand how the PNBE was developed inside the school environment. After analyzing all the information gathered, we intent to figure out if PNBE was well developed and introduced inside the school environment besides. After the analysis of the responses obtained, they were compared with the data collected by the diagnostic evaluation of PNBE, hoping to understand if the issues raised also apply in Niteroi and to find out what has changed since this diagnostic evaluation was made-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectPlano Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Palavras-chave: dc.subjectNational Program School Library (PNBE)-
Título: dc.titleBibliotecas escolares e políticas públicas no Brasil: um estudo da aplicação do PNBE em uma biblioteca escolar do município de Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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