Os “novos estudantes” e o capital informacional: um estudo de caso sobre os ingressantes de Ciências Sociais da UFF

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Carolina Zuccarelli-
Autor(es): dc.contributorSantos, Clarissa Tagliari-
Autor(es): dc.contributorVieira, André de Holanda Padilha-
Autor(es): dc.creatorCruz, Thays Oliveira Espindola-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24319-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772162-
Descrição: dc.descriptionConsiderando a manutenção das desigualdades mesmo diante de um contexto de forte expansão do sistema de ensino superior brasileiro e de ampliação das oportunidades de acesso, o presente estudo procurou compreender, de maneira geral, em que medida a falta de acesso às informações sobre as estruturas físicas, burocráticas e acadêmicas constitui um fator mantenedor das desigualdades verificadas neste nível de ensino, assim como o efeito das práticas institucionais na diminuição do fenômeno. De forma mais específica, este trabalho buscou traçar o perfil social dos estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e identificar as principais informações que os ingressantes desse curso reúnem a respeito da vida universitária. Para isto, foi feito um levantamento dos dados estatísticos disponibilizados pelo Sistema de Transparência da UFF, assim como foram realizadas entrevistas semiestruturas com a coordenadora do curso e com os alunos ingressantes do primeiro semestre letivo de 2019. Os resultados apontam que a) o capital informacional é um importante fator de distinção e mobilidade no espaço social e que, portanto, ao serem consideradas as desigualdades educacionais deve ser levado em conta os diferentes níveis de acúmulo de informação sobre o sistema de ensino; b) os alunos ingressantes têm pouco ou nenhum conhecimento sobre as bolsas de assistências estudantil e sobre as políticas e programas de desenvolvimento acadêmico, evidenciando uma possível lacuna entre os estudantes e as atividades desenvolvidas na universidade; c) a instituição tem estabelecido ações que auxiliam na reparação das desigualdades de origem, indicando um possível efeito democratizante na trajetória educacional desses indivíduos. Assim, esse estudo aponta para a relevância do capital informacional no contexto das desigualdades educacionais e para a necessidade de integração dos estudantes às práticas e atividades acadêmicas, a fim de promover um maior vínculo institucional e ampliar as chances de permanência.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdades educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectCapital informacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Título: dc.titleOs “novos estudantes” e o capital informacional: um estudo de caso sobre os ingressantes de Ciências Sociais da UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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