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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Soares, Carolina Zuccarelli | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Clarissa Tagliari | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, André de Holanda Padilha | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Thays Oliveira Espindola | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:31:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:31:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24319 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772162 | - |
Descrição: dc.description | Considerando a manutenção das desigualdades mesmo diante de um contexto de forte expansão do sistema de ensino superior brasileiro e de ampliação das oportunidades de acesso, o presente estudo procurou compreender, de maneira geral, em que medida a falta de acesso às informações sobre as estruturas físicas, burocráticas e acadêmicas constitui um fator mantenedor das desigualdades verificadas neste nível de ensino, assim como o efeito das práticas institucionais na diminuição do fenômeno. De forma mais específica, este trabalho buscou traçar o perfil social dos estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e identificar as principais informações que os ingressantes desse curso reúnem a respeito da vida universitária. Para isto, foi feito um levantamento dos dados estatísticos disponibilizados pelo Sistema de Transparência da UFF, assim como foram realizadas entrevistas semiestruturas com a coordenadora do curso e com os alunos ingressantes do primeiro semestre letivo de 2019. Os resultados apontam que a) o capital informacional é um importante fator de distinção e mobilidade no espaço social e que, portanto, ao serem consideradas as desigualdades educacionais deve ser levado em conta os diferentes níveis de acúmulo de informação sobre o sistema de ensino; b) os alunos ingressantes têm pouco ou nenhum conhecimento sobre as bolsas de assistências estudantil e sobre as políticas e programas de desenvolvimento acadêmico, evidenciando uma possível lacuna entre os estudantes e as atividades desenvolvidas na universidade; c) a instituição tem estabelecido ações que auxiliam na reparação das desigualdades de origem, indicando um possível efeito democratizante na trajetória educacional desses indivíduos. Assim, esse estudo aponta para a relevância do capital informacional no contexto das desigualdades educacionais e para a necessidade de integração dos estudantes às práticas e atividades acadêmicas, a fim de promover um maior vínculo institucional e ampliar as chances de permanência. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdades educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capital informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
Título: dc.title | Os “novos estudantes” e o capital informacional: um estudo de caso sobre os ingressantes de Ciências Sociais da UFF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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