Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vereza, Solange Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:56389756422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Paulo Antônio Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:31:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:31:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-08-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18689 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772160 | - |
Descrição: dc.description | The present research, which has an ethnographic orientation, aims at investigating the relationship between teachers beliefs and their development as teachers of English as a Foreign Language in the context of an institution which supposedly makes use of the communicative approach. The study was based on the observation of two newly-hired teachers in a private institute of English in the city of Niterói, in the Rio de Janeiro State, Brazil. These teachers went through a one-year training program, which was conducted by a mentor teacher. Their personal accounts of what they believe to be important when it comes to the learning and teaching of English, together with the close observation of their classroom practices and their own reflections and explanations both of their planning processes and the events in class provided the bulk of the data. The analysis of the data unveiled important clues to the understanding of the complex relationship between what teachers believe and what they actually do in the classroom, and how this relationship evolves throughout their training process. The hypotheses and the research questions for this research were grounded on recent studies about teachers beliefs, the theoretical principles of the communicative approach to language teaching and the theoretical study of metaphors, especially the conduit metaphor. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa, de orientação etnográfica, investiga a relação entre o conjunto de crenças de professores e o seu processo de desenvolvimento como professores de inglês como língua estrangeira, no contexto de uma instituição privada de ensino de inglês em Niterói, Rio de Janeiro, que supostamente segue os pressupostos da abordagem comunicativa. O estudo foi baseado na análise de depoimentos e da prática pedagógica de dois professores recémcontratados, que passaram por um processo de treinamento de aproximadamente um ano, feito na filial onde trabalham. As suas narrativas pessoais sobre o que acreditam ser relevante no que se refere à aprendizagem e ensino de inglês, juntamente com a observação sistemática de suas práticas pedagógicas e reflexões sobre o planejamento das aulas, e sobre os eventos observados em aula, forneceram a maior parte dos dados aqui estudados. A análise dos dados coletados desvelou pistas importantes para o entendimento do complexo relacionamento entre a cognição desses professores e a sua prática, que é, em grande parte, gerenciada pelo seu conjunto de crenças. As hipóteses e questões de pesquisa que nortearam o estudo partiram de uma fundamentação teórica baseada nos estudos sobre crenças, os princípios teóricos da abordagem comunicativa e algumas considerações acerca do conceito de metáfora do canal. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação comunicativa (educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crenças de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa etnográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers beliefs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnographic research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communicative approach | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching/learning of english as a foreign language | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | A relação entre crenças e desenvolvimento de professores em um contexto comunicativo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: