Pedagogia e conscientização sobre o racismos no Brasil: percursos pela vida e a arte de personalidades que a História não conta

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Maria Onete Lopes-
Autor(es): dc.creatorSouza, Sandra Marina Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30332-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772155-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um olhar panorâmico acerca da violência racial e de gênero no Brasil. Durante a minha graduação participei de cursos e algumas disciplinas que me fizeram despertar para essa problemática da violência e exclusão que a população negra vivencia historicamente no Brasil. O projeto e a disciplina Contando e cantando história do Brasil da República Velha à Era Vargas, me possibilitou conhecer negros e negras que foram notórios em sua trajetória profissional e pessoal porque muito contribuíram para o combate ao racismo no Brasil. Destaco personalidades como Abdias do Nascimento, precursor do teatro experimental no Brasil e que é hoje um referencial nas artes; Antonieta de Barros uma mulher à frente do seu tempo, com contribuições na política e na educação, em meados do Século XX. Aponto também as tias do samba que, junto com mulheres negras anônimas contribuíram para o combate às desigualdades raciais e a violência sofrida pela população negra nesse país, na medida em que favoreceram à criação do samba. Para esse ensaio realizei um estudo bibliográfico e um curto relato de experiência, que me auxiliaram a compreender conceitos como ideologia, luta de classes e, assim realizar uma melhor analise da temática. Esse estudo corroborou para uma compreensão de que se quisermos formar seres críticos e transformadores da realidade social na qual estamos inseridos, devemos pensar uma escola que debata as questões de gênero e raça formando indivíduos transformadores e multiplicadores dos ideais de uma sociedade justa e igualitária. O Curso de Pedagogia me ensinou que esse é o caminho para reduzirmos os índices atuais de violência e desigualdade racial e de gênero no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThis text presents a panoramic look at racial and gender violence in Brazil. During my graduation, I participated in courses and some disciplines that made me awaken to the problem of violence and exclusion that the black population has historically experienced in Brazil. The project and discipline Telling and singing the history of Brazil from the Old Republic to the Vargas Era allowed me to meet black men and women who were notorious in their professional and personal careers because they contributed a lot to the fight against racism in Brazil. I highlight personalities like Abdias do Nascimento, precursor of experimental theater in Brazil and who is today a reference in the arts; Antonieta de Barros is a woman ahead of her time, with contributions to politics and education in the mid-20th century. I also mention the samba aunts who, together with anonymous black women, contributed to the fight against racial inequalities and the violence suffered by the black population in that country, insofar as they favored the creation of samba. For this essay, I carried out a bibliographical study and a short experience report, which helped me to understand concepts such as ideology, class struggle and, thus, carry out a better analysis of the theme. This study corroborated an understanding that if we want to form critical and transforming beings of the social reality in which we are inserted, we must think of a school that debates gender and race issues, forming transforming individuals and multipliers of the ideals of a just and egalitarian society. The Pedagogy Course taught me that this is the way to reduce the current rates of violence and racial and gender inequality in Brazil.-
Descrição: dc.description30 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectracismo-
Palavras-chave: dc.subjectgénero-
Palavras-chave: dc.subjectmulher negra-
Palavras-chave: dc.subjectpedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectracism-
Palavras-chave: dc.subjectgender-
Palavras-chave: dc.subjectblack woman-
Palavras-chave: dc.subjectpedagogy-
Título: dc.titlePedagogia e conscientização sobre o racismos no Brasil: percursos pela vida e a arte de personalidades que a História não conta-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.