O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Lígia Maria Vieira-
Autor(es): dc.contributorNovais, Robson Macedo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1164572088538835-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0059570879207078-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8018498634297142-
Autor(es): dc.creatorMendes, Janaina do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24239-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772138-
Descrição: dc.descriptionAtualmente estudos têm mostrado que o ensino da Química no Ensino Médio tem sido ministrado de forma tradicional em sala de aula tornando seus conteúdos desinteressantes e abstratos, sem conexão com o mundo atual e globalizado. O uso de recursos didáticos como o jogo tem importante papel no processo de ensino- aprendizagem, além de suscitar no aluno a vontade de aprender, motivação e envolvimento aos conteúdos. O objetivo desta dissertação foi utilizar uma sequência didática com o jogo ‘Adivinhando a Molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas, realizando debates, busca de informações a fim dos estudantes se familiarizem com as moléculas e as funções, tendo o jogo como motivador na aprendizagem das funções orgânicas. Este documento baseia-se nos pressupostos teóricos de Lev Vygotsky e de Jean Piaget, trazendo vertentes importantes da socialização, do desenvolvimento cognitivo e da construção do conhecimento potencial dos alunos utilizando-se de recursos que sejam motivadores e que promovam o protagonismo do estudante. A sequência didática foi baseada nos Três Momentos Pedagógicos e foi aplicada a alunos de uma Escola Estadual na cidade de Tremembé – SP. Observou-se que este trabalho atingiu de maneira bastante satisfatória os objetivos de aprendizagem a que se propôs, tendo demonstrado seu ponto forte na aplicação do jogo didático, que tornou o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente, estimulante e prazeroso. Além disso, observou-se a permanência de uma atitude de maior interesse, motivação e desejo de alcançar bom desempenho, mesmo após a aplicação do jogo, observando-se uma mudança de postura por parte da maioria dos alunos no momento de realizar a atividade avaliativa final-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionCurrently, studies have shown that the teaching of Chemistry in High School has been taught in a traditional way in the classroom, making its contents uninteresting and abstract, with no connection to the current and globalized world. The use of didactic resources such as games plays an important role in the teaching-learning process, in addition to arousing in the student the will to learn, motivation and involvement in the content. The aim of this dissertation was to use a didactic sequence with the game 'Guessing the Molecule' to teach oxygen and nitrogen functions, conducting debates, seeking information so that students become familiar with the molecules and functions and the use of the game as motivator in learning organic functions. This document is based on the theoretical assumptions of Lev Vygotsky and Jean Piaget, bringing the important aspects of socialization, cognitive development and the construction of students' potential knowledge using resources that are motivating and that promote student protagonism. The didactic sequence was based on 3 pedagogical moments and was applied to students from a State School in the city of Tremembé – SP. It was observed that this work quite satisfactorily achieved the learning objectives it proposed, having demonstrated its strong point in the application of the didactic game, which made the teaching and learning process more efficient, stimulating and pleasurable. In addition, an attitude of greater interest, motivation and desire to achieve good performance was observed, even after the application of the game, observing a change in posture on the part of most students when making the list final evaluation-
Descrição: dc.description98 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJogo-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectFunções orgânicas-
Palavras-chave: dc.subjectMomentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectGame-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic sequence-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical moments-
Palavras-chave: dc.subjectOrganic functions-
Título: dc.titleO uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.