Revolta da Chibata e João Cândido: olhares e perspectivas na História Escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbreu, Martha Campos-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Álvaro Pereira-
Autor(es): dc.contributorViana, Larissa Moreira-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Geisa Oliveira Balbino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30744-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772133-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa objetiva compreender como as produções sobre a Revolta da Chibata de 1910 e o marinheiro João Cândido Felisberto, considerado o líder do levante, se manifestam no Tempo Presente nos livros didáticos, mais precisamente nos livros do 9° ano da disciplina de História. Esses livros foram selecionados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), no ano de 2020, e destinados às escolas públicas brasileiras, do Ensino Fundamental II. Visando realizar uma análise comparativa da circularidade dos conhecimentos sobre a Revolta e seu líder em outros livros didáticos, estabelecemos como parâmetro de recorte temporal a comemoração do centenário da Revolta da Chibata no ano de 2010. Por isso, utilizaremos também os exemplares do PNLD 2011, ano subsequente a esta celebração. Os livros didáticos de História foram as principais fontes utilizadas nesse trabalho. Contribuir para uma perspectiva de educação antirracista a partir da historiografía e escrita da história escolar no ensino básico é um dos principais objetivos desta dissertação.-
Descrição: dc.descriptionLa presente investigación tiene como propósito comprender cómo las producciones sobre la “Revolta da Chibata” de 1910 y el marinero João Cândido Felisberto, considerado el líder de la rebelión, se plasman en el Tiempo Presente en los libros didácticos, sobre todo, en los libros del 9º año de la disciplina de Historia. Estos libros fueron seleccionados por el PNLD (Programa Nacional do livro didático), en el año 2020, y destinados a las escuelas públicas brasileñas, de la Enseñanza Básica II. Con la finalidad de realizar un análisis comparativo de la circularidad del conocimiento sobre la Revuelta y su líder en otros libros didácticos, se establece como parámetro temporal la conmemoración del centenario de la “Revolta da Chibata” en 2010. Por lo tanto, también utilizaremos los ejemplares del PNLD de 2011, el año siguiente a esta celebración. Los libros didácticos de Historia fueron las principales fuentes utilizadas en este trabajo. Contribuir a una perspectiva de educación antirracista desde la historiografía y la escritura de la historia escolar en la educación básica es uno de los principales objetivos de esta tesis.-
Descrição: dc.description147 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRevolta de Chibata-
Palavras-chave: dc.subjectJoão Cândido-
Palavras-chave: dc.subjectLivros Didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Antirracista-
Palavras-chave: dc.subjectRevolta da Esquadra, 1910-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectLibros Didácticos-
Palavras-chave: dc.subjectEducación Antirracista-
Título: dc.titleRevolta da Chibata e João Cândido: olhares e perspectivas na História Escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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