Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Braga, André Luiz de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Sanchez, Maritza Consuelo Ortiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Deise Ferreira de | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Ana Luisa de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:31:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:31:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2556 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772121 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho objetiva entender como se processa a comunicação no programa HiperDia, e identificar as ações que dificultam e facilitam o processo de comunicação do programa, na Policlínica Regional do Largo da Batalha. A revisão de literatura do estudo se deu por Revisão Integrativa, da qual emergiram três categorias: “A comunicação, processo de comunicação e sua significância para a equipe de saúde”; “A interdisciplinaridade e a apropriação de saberes individuais visando um objetivo comum”; “O SIS-HIPERDIA: do conceito às relevâncias para o atual contexto da sociedade brasileira”. O estudo é descritivo e exploratório, do tipo estudo de caso, de abordagem qualitativa. Os participantes foram os profissionais preconizados pelo Programa HiperDia, sendo estes: enfermeiro, técnico de enfermagem, médico, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e assistente social. Os critérios de inclusão foram: estar diretamente envolvidos com os usuários do SIS-HiperDia, não estar de férias ou de licença. Em caso de mais de um profissional da área, a prioridade se deu por maior tempo atuando nesta UBS, no mesmo cargo. O instrumento utilizado foi entrevista semi-estruturada e a análise foi realizada por análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, percebeu-se a predominância da oralidade na comunicação da equipe e a conseqüência falta de adesão e utilização dos instrumentos impressos, existentes ou não, como folha de encaminhamento com duas vias. A parceria é outro fator que facilita a comunicação, mas atrapalha a níveis de registro e respaldo. As reuniões não têm periodicidade e nem sempre há nela, a participação de grande parte da equipe | - |
Descrição: dc.description | This study aims to understand how it handles the communication in HiperDia program, and identify actions that hinder and facilitate the program communication process, at the Policlínica Regional do Largo da Batalha. The study of the literature review was given by Integrative Review, which emerged three categories: "Communication, communication process and its significance for the health team"; "The interdisciplinary and individual appropriation of knowledge toward a common goal"; "SIS-HIPERDIA: from concept to relevance to the current context of Brazilian society." The study is descriptive and exploratory, the type case study, a qualitative approach. Participants were recommended by the professionals HiperDia Programme, which are: nurse, nursing technician, doctor, pharmacist, physiotherapist, nutritionist, psychologist and social worker. The inclusion criteria were: to be directly involved with the users of the SIS-HiperDia not be on vacation or leave. In case of more than one professional area, priority was given for longer working in this UBS in the same position. The instrument used was semi-structured interviews and the analysis was performed by Bardin content analysis. As a result, it was noticed the redominance of orality in team communication and consequently lack of membership and use of printed instruments, existing or not, as routing sheet with two-way. The partnership is another factor that facilitates communication, but hinders record levels and support. The meetings have no basis and there is not always there, the participation of a large part of the team | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação interdisciplinar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipes de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de informação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação interdisciplinar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de informação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipe de assistência ao paciente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health teams | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information system in health | - |
Título: dc.title | A comunicação interdisciplinar como facilitadora do processo de trabalho no programa Hiperdia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: