Um estudo sobre os programas sócio torcedor no Brasil: uma análise comparativa entre clubes de referência e o Volta Redonda Futebol Clube

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorConejero, Marco Antonio-
Autor(es): dc.contributorJacome, Paulo André Dias-
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Marcio Moutinho-
Autor(es): dc.creatorLeal, Guilherme da Silva-
Autor(es): dc.creatorFurin, Lucas Martins-
Autor(es): dc.creatorBougleux, Paulo André Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7633-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772093-
Descrição: dc.descriptionDesde o final da primeira década dos anos 2000 os clubes de futebol vêm investindo nos Programas Sócio Torcedor com a finalidade de criar um relacionamento mais produtivo e duradouro com seus torcedores, obtendo dessa forma ganhos financeiros. O estudo se propõe a comparar os Programas Sócio Torcedor de Corinthians, Palmeiras, Internacional, São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Atlético Mineiro e Santos, que são considerados referência, e verificar à luz dessa experiência como pode ser melhorado o Programa “Todos pelo Voltaço” do Volta Redonda Futebol Clube. Para tanto, é realizada uma revisão bibliográfica, com objetivo de entender os principais conceitos relacionados à Gestão do Esporte, Marketing Esportivo, Marketing de Relacionamento e CRM (Customer Relationship Management), e uma pesquisa documental, com a finalidade de levantar dados secundários, sobre o funcionamento dos Programas Sócio Torcedor em destaque. Posteriormente, é realizada uma análise comparativa, que demonstra que não há nenhum indício da utilização do modelo CRM na elaboração e manutenção dos Programas Sócio Torcedor. É realizado também um estudo de caso junto ao Voltaço, que corrobora a afirmação acima, e coloca em “xeque” o sucesso do programa-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma sócio torcedor-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectCRM-
Palavras-chave: dc.subjectBenchmarking-
Palavras-chave: dc.subjectVolta Redonda Futebol Clube-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectClube esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectVolta Redonda (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectTorcedor de futebol-
Palavras-chave: dc.subjectBenchmarking (Administração)-
Título: dc.titleUm estudo sobre os programas sócio torcedor no Brasil: uma análise comparativa entre clubes de referência e o Volta Redonda Futebol Clube-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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