Estudo da emissão de carbono na cadeia produtiva decorrente da combustão em motores e viabilidade de catalisadores para redução do impacto ambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, André Von-Held-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Alessandra da Rocha Duailibe-
Autor(es): dc.contributorSantos, Lizandro de Sousa-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, David Lucio Domingos Fernandes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29937-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772092-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda a importância de reduzir as emissões atmosféricas na cadeia de suprimentos das empresas brasileiras, em destaque no modal rodoviários para operacionalização das indústrias. Desse modo, é considerado o impacto no clima e na saúde humana, que poluentes como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxidos de nitrogênio (NOx) geram ao contribuir para catástrofes climáticas alarmantes. Assim, metas globais foram estabelecidas para reduzir essas emissões. O estudo se concentra na aplicação de catalisadores para reduzir as emissões automotivas a Diesel, com um estudo de caso na cadeia logística de lubrificantes derivados do petróleo. Os resultados indicam a necessidade do uso de catalisadores específicos em perfeito estado, assim como tecnologias de pós-tratamento da combustão de motores diesel para reduzir as emissões de hidrocarbonetos nesse transporte. Além disso, os benefícios financeiros da redução do consumo de combustíveis ao utilizar veículos pesados de nova geração são calculados. O trabalho conclui que estratégias sustentáveis já estão sendo promovidas, assim como novas tecnologias para redução de emissões e novos modelos dos motores, mas ainda são necessários uma maior popularização no mercado para que equilibrar as emissões e promover um futuro com menos impacto ambiental-
Descrição: dc.descriptionThis work addresses the importance of reducing atmospheric emissions in the supply chain of Brazilian companies, with an emphasis on the road modal for the operationalization of industries. In this way, the impact on climate and human health that pollutants such as carbon dioxide (CO2), methane (CH4), and nitrogen oxides (NOx) generate by contributing to alarming climate catastrophes is considered. Thus, global targets were established to reduce these emissions. The study focuses on the application of catalysts to reduce automotive diesel emissions, with a case study on the logistic chain of oil-derived lubricants. The results indicate the need to use specific catalysts in perfect condition as well as post-treatment technologies for diesel engine combustion to reduce hydrocarbon emissions in this transport. In addition, the financial benefits of reducing fuel consumption when using new-generation heavy vehicles are calculated. The work concludes that sustainable strategies are already being promoted, as are new technologies to reduce emissions and new engine models, but greater popularization in the market is still needed to balance emissions and promote a future with less environmental impact.-
Descrição: dc.description120 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCadeia de suprimentos-
Palavras-chave: dc.subjectHidrocarbonetos-
Palavras-chave: dc.subjectCatalisadores-
Palavras-chave: dc.subjectCombustão-
Palavras-chave: dc.subjectCatalisador-
Palavras-chave: dc.subjectMotor a diesel-
Palavras-chave: dc.subjectCadeia de suprimento-
Palavras-chave: dc.subjectImpacto ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectSupply chain-
Palavras-chave: dc.subjectHydrocarbons-
Palavras-chave: dc.subjectCatalysts-
Palavras-chave: dc.subjectCombustion-
Título: dc.titleEstudo da emissão de carbono na cadeia produtiva decorrente da combustão em motores e viabilidade de catalisadores para redução do impacto ambiental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.