Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, André Von-Held | - |
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Alessandra da Rocha Duailibe | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Lizandro de Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, David Lucio Domingos Fernandes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:31:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:31:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29937 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772092 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho aborda a importância de reduzir as emissões atmosféricas na cadeia de suprimentos das empresas brasileiras, em destaque no modal rodoviários para operacionalização das indústrias. Desse modo, é considerado o impacto no clima e na saúde humana, que poluentes como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxidos de nitrogênio (NOx) geram ao contribuir para catástrofes climáticas alarmantes. Assim, metas globais foram estabelecidas para reduzir essas emissões. O estudo se concentra na aplicação de catalisadores para reduzir as emissões automotivas a Diesel, com um estudo de caso na cadeia logística de lubrificantes derivados do petróleo. Os resultados indicam a necessidade do uso de catalisadores específicos em perfeito estado, assim como tecnologias de pós-tratamento da combustão de motores diesel para reduzir as emissões de hidrocarbonetos nesse transporte. Além disso, os benefícios financeiros da redução do consumo de combustíveis ao utilizar veículos pesados de nova geração são calculados. O trabalho conclui que estratégias sustentáveis já estão sendo promovidas, assim como novas tecnologias para redução de emissões e novos modelos dos motores, mas ainda são necessários uma maior popularização no mercado para que equilibrar as emissões e promover um futuro com menos impacto ambiental | - |
Descrição: dc.description | This work addresses the importance of reducing atmospheric emissions in the supply chain of Brazilian companies, with an emphasis on the road modal for the operationalization of industries. In this way, the impact on climate and human health that pollutants such as carbon dioxide (CO2), methane (CH4), and nitrogen oxides (NOx) generate by contributing to alarming climate catastrophes is considered. Thus, global targets were established to reduce these emissions. The study focuses on the application of catalysts to reduce automotive diesel emissions, with a case study on the logistic chain of oil-derived lubricants. The results indicate the need to use specific catalysts in perfect condition as well as post-treatment technologies for diesel engine combustion to reduce hydrocarbon emissions in this transport. In addition, the financial benefits of reducing fuel consumption when using new-generation heavy vehicles are calculated. The work concludes that sustainable strategies are already being promoted, as are new technologies to reduce emissions and new engine models, but greater popularization in the market is still needed to balance emissions and promote a future with less environmental impact. | - |
Descrição: dc.description | 120 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cadeia de suprimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hidrocarbonetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Catalisadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Combustão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Catalisador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor a diesel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cadeia de suprimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impacto ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supply chain | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hydrocarbons | - |
Palavras-chave: dc.subject | Catalysts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Combustion | - |
Título: dc.title | Estudo da emissão de carbono na cadeia produtiva decorrente da combustão em motores e viabilidade de catalisadores para redução do impacto ambiental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: