Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Henriques, Eda Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Pierro, Gianine Maria de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Pérez, Carmen Lúcia Vidal | - |
Autor(es): dc.contributor | Terra, Dinah Vasconcellos | - |
Autor(es): dc.contributor | Portela, Ednólia Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Ligia Cristina Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Cantanhêde, Rosa Maria Pimentel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:31:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:31:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14661 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772072 | - |
Descrição: dc.description | As Licenciaturas Interdisciplinares como proposta de formação docente têm se constituído temas de estudos. A presente tese é o resultado de um estudo sobre essa temática e nela analisam-se os desafios e as implicações da implantação e implementação de uma proposta de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais na Universidade Federal do Maranhão – São Bernardo, para esse curso específico e para o processo de formação de professores em geral. Para o desenvolvimento do estudo, buscou-se a abordagem da pesquisa narrativa(auto) biográfica. O estudo foi realizado com a participação de seis professores que tiveram experiências com a Licenciatura. Para ter acesso às narrativas dos sujeitos e, por conseguinte às suas concepções sobre os aspectos do Curso, como concepção de interdisciplinaridade, concepção de licenciatura interdisciplinar e práticas pedagógicas interdisciplinares, foram realizados encontros individuais com os professores. Inicialmente faz-se uma contextualização do tema da pesquisa, apresentando a Universidade Federal do Maranhão e a conjuntura política nacional e institucional que possibilitou a criação das Licenciaturas Interdisciplinares. Apresenta-se a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências com base nos dois Projetos do curso. Faz-se uma abordagem sobre o conceito de interdisciplinaridade, bem como sobre alguns aspectos teórico-metodológicos da pesquisa com ênfase para pesquisa narrativa(auto)biográfica. Conclui-se que a proposta dessa Licenciatura foi marcada por muitos desafios para professores do Curso e formuladores, as principais questões desafiadoras foram voltadas para a compreensão do Projeto, a falta de clareza quanto às questões da prática docente interdisciplinar e ainda incompreensões quanto ao tipo de formação docente que estava sendo proposta. Conclui-se, ainda, que para compreender um processo de implementação de uma proposta de uma Licenciatura Interdisciplinar demanda um olhar complexo para os múltiplos fatores em jogo, inclusive na produção de sentidos sobre a proposta e sua dimensão interdisciplinar por parte de alguns de seus principais sujeitos, os professores | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The Interdisciplinary Degrees as a teacher graduation proposal have been subjects of researchs. The current dissertation is the result of a study about this thematic and in it its made the analysis about the challanges and the implications of deployment and implementation of a propose of Interdisciplinary Degrees in natural sciences at the Federal University of Maranhão – São Bernardo, for this specific lecture and for the overall process of teacher education. For the study development, the approach of (auto) biographical narrative research was sought. The study was conducted with the participation of six educators who had experiences with the Degree. For the access to the narratives of the subjects and, consequently, to their conceptions about the aspects of the lecture, such as the conception of interdisciplinarity, the conception of interdisciplinary degree and interdisciplinary pedagogical practices, individual meetings were held with the educators. Firstly, a contextualization of the research theme is submitted, presenting the Federal University of Maranhão and the national and institutional political conjuncture that allowed the creation of Interdisciplinary Degrees. The presentation of the Interdisciplinary Degree in sciences is based on the two projects of the Course. An approach to the concept of interdisciplinarity is made, as well as some theoretical and methodological aspects of the research with emphasis on the (auto) biographical narrative research. It is concluded that the proposal of this Degree was labeled by a lot of issues for the educators and formulators, the main challenging questions were focused on the understanting of the Project, the lack of clarity on the matters of interdisciplinary teaching and even misconceptions about the type of teacher graduation that was being proposed. It is also concluded that to perceive a process of implementation of a proposal of an Interdisciplinary Degree requires a sophisticated view over the multiple factors at stake, including the production of implications about the proposal and its interdisciplinary dimension by some of its main subjects, the teachers | - |
Descrição: dc.description | 187 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary Degree in Natural Sciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narratives | - |
Título: dc.title | Os caminhos e os desafios de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: