Evasão universitária na graduação presencial brasileira: um panorama a partir do Censo da Educação Superior (2009-2018)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLuizar Obregón, Jesus Alexei-
Autor(es): dc.contributorMachado, Danielle Carusi-
Autor(es): dc.contributorWaltenberg, Fábio Domingues-
Autor(es): dc.creatorCândido, Luan Guilherme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13277-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772071-
Descrição: dc.descriptionA evasão no ensino superior é um problema de alcance internacional e cujas consequências negativas alcançam toda sociedade. No sentido de contribuir para a elucidação desse fenômeno, o presente trabalho tem como objetivo produzir um panorama abrangente da evasão universitária brasileira. Como base para o cálculo, serão utilizados os microdados do Censo da Educação Superior (INEP) de 2009 a 2018. Este panorama contará com duas etapas fundamentais. Primeiramente, um capítulo de revisão de literatura para apresentar e definir brevemente o contexto em que este trabalho se insere. Posteriormente, um capítulo metodológico no qual pretendemos situar o trabalho frente a variedade de conceitos e indicadores existentes na literatura sobre evasão universitária, além de oferecer esclarecimentos sobre o processo de cálculo das estatísticas no R. Em seguida, um capítulo com a exploração dos resultados das principais quantificações do abandono universitário agregadas para as IES Federais, Estaduais e Privadas. Estes resultados serão contrastados com as conclusões presentes em alguns dos principais levantamentos estatísticos sobre o tema-
Descrição: dc.descriptionHigher education dropout is an international problem which negative consequences attain the entire society. In an attempt to contibute to elucidating this phenomenon, this work aims to produce a wide overview regarding the Brazilian university dropout. The calculation will be based on the microdata of the Census of Higher Education (INEP) from 2009 to 2018. This overview will contain two fundamental parts. First, a chapter of literature review in order to present and briefly draw a picture of the context in which this work takes part. Then, a methodologic chapter where we seek to position this work before the range of concepts and indicators included in the literature about university dropout, and also to enlighten the calculation process of statistics in R. Afterward, a chapter with the exploitation of the results of the main quantifications of university dropout assembling Federal, State and Private Institutions of Higher Education (IHEs). These results will be compared to the conclusions of some of the most relevant statistic studies on the theme-
Descrição: dc.description68 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão universitária-
Palavras-chave: dc.subjectEstatística de evasão universitária-
Palavras-chave: dc.subjectCenso da Educação Superior-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education dropout-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education dropout statistics-
Palavras-chave: dc.subjectCensus of higher education-
Título: dc.titleEvasão universitária na graduação presencial brasileira: um panorama a partir do Censo da Educação Superior (2009-2018)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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