Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Márcia Narcizo | - |
Autor(es): dc.contributor | Côrtes, Carlos Eduardo da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Carolaine da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:31:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:31:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11495 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772068 | - |
Descrição: dc.description | Mediante uma intervenção pedagógica realizada pela aplicação do método de estudo de casos, enquanto variante da PBL – aprendizado baseado em problemas –, em duas turmas de primeiro período do curso técnico em Química no Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ – a tabela periódica e suas propriedades puderam ser trabalhadas. As turmas foram incumbidas de solucionarem dois casos os quais foram inspirados no livro “A colher que desaparece” de Sam Kean. É bem verdade que a tabela periódica é apresentada aos alunos, simplesmente, como uma tabela a qual possui a função de ser uma fonte de consulta para fazer exercícios de distribuição eletrônica e comparar as propriedades entre os elementos. No entanto, a tabela periódica possui história, tem explicação e foi fruto de embates entre teorias no meio científico, e, é nesse sentido que a aula sobre ela foi ministrada, pois é necessário mostrar a epistemologia dos conceitos químicos aos alunos na tentativa de se desmistificar a ciência pronta e irrefutável. Baseado em alguns parágrafos e incisos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio o método de estudo de casos se mostrou uma estratégia metodológica importante para se desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo, incentivar suas autonomias e mostrar de que forma as propriedades periódicas podem ser trabalhadas para além de uma aula tradicional e resolução de exercícios. Assim sendo, o método de estudo de casos mostrou-se promissor para a formação de estudantes do curso técnico para além de mãos de obra qualificada buscando o equilíbrio com o ensino mais humanístico e consciente | - |
Descrição: dc.description | Through pedagogical intervention done by the implementation of case studies method, as a variant of the PBL – problem based learning – in two classes of the first semester of the technical chemistry course in the Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ –, periodic table and it properties could be worked. The classes were entrust to solve two cases wich were inspired in the book “The spoon that disappears” of Sam Kean. It is true that periodic table is showed to the students simply as a table that has the function of being a reference source for doing exercises related to electronic distribution and comparison of elements properties. However, periodic table has story, has explanation and was the result of clashes between theories in the scientific environment, and, it is accordingly that the classes about periodic table were taught, because it is necessary to show the epistemology of the chemical concepts to the students in an attempt to demystify a ready and irrefutable science. Based on some paragraphs of the National Curricular Guidelines for Vocational Technical Education at the Middle Level, the case studies method showed itself an important methodological strategy for developing the ability to work in group, encourage their autonomy and show how periodic properties can be worked beyond a traditional lesson and exercise resolution. Thus, the case studies method is promising for the training of technical course students in addition to skilled workforce seeking balance with the most humanistic and conscious teaching | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | PBL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tabela periódica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | PBL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tabela periódica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Case studies | - |
Palavras-chave: dc.subject | PBL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periodic table | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical intervention | - |
Título: dc.title | Aplicação e análise do método de estudo de casos: utilizando o livro “A colher que desaparece” como fonte de inspiração | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: