O que é uma aula bacana para as crianças da turma 101 da escola Marie Curie?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Margareth Martins de-
Autor(es): dc.contributorViche González, Mario J.-
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduíana Mont’averne Braun-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Letícia Queiroz de-
Autor(es): dc.contributorConstant, Elaine-
Autor(es): dc.contributorOrzechowski, Suzete Terezinha-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Sandra Neri Brito de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27235-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772054-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa em questão tem como título: O que é uma aula bacana para as crianças da Turma 101 da escola Marie Curie? Neste trabalho entendemos o conceito de aula como o usado pelos gregos “aulé” cujo significado remete ao encontro entre mestres e discípulos com a finalidade do ensino. A palavra “bacana” usada para adjetivar o vocábulo “aula”, nesta tese, será empregada conforme os seguintes sentidos: agradável, positivo, bonito, bom, interessante, admirável, adorável. Desta forma a aula bacana é considerada uma aula boa e interessante na visão das crianças da turma esquisada. Duque de Caxias é uma cidade da Região da Baixada Fluminense no estado do Rio de Janeiro com quase um milhão de habitantes, segunda maior economia do estado, , no entanto, 14,9% da população da cidade vive a condição do analfabetismo, o que equivale a um patamar de 110.461de pessoas, o que nos faz compreender que o tema da alfabetização é extremamente relevante na educação, sobretudo, a realizada nas escolas públicas da cidade, como é o caso desta pesquisa. As pesquisas ligadas ao viés da Pedagogia Social são pautadas através do eixo denúncia/anúncio. Aqui, a denúncia se constitui na constatação da falta de vontade política do governo municipal de Duque de Caxias em investir em Políticas Públicas de: Alfabetização, Formação de Professores Alfabetizadores, Melhoria da qualidade da escola pública municipal e em fzer cumprir o horário de 1/3 de planejamento e estudo dentro da carga horária de trabalho do professor como rege a lei. Quanto ao anúncio trata-se de anunciar uma proposta alternativa de alfabetização dos vulneráveis baseada em seus interesses e curiosidades, levando em conta também sua cultura e linguagem. A pesquisa visa refletir a respeito da necessidade de adaptação do currículo escolar de forma a atender tanto as demandas das DCNs (Diretrizes curriculares nacionais como as necessidades coletivas e individuais dos sujeitos do processo educativo da alfabetização, através da defesa de que as adaptações necessárias ao currículo escolar somente se concretizarão a partir do resgate do respeito a autonomia docente, entendendo que professor é o real mediador e articulador da flexibilização do currículo, sendo que a via dessa efetivação passa pelo diálogo entre professores e estudantes que colaborativamente articulam a criação de um currículo adaptado às necessidades do grupo social e dos sujeitos a quem a educação se destina. A base epistemológica desta pesquisa se encontra na educação crítico-dialética de Paulo Freire, a partir da qual ele defende a ideia de que o conhecimento verdadeiro se realiza num movimento cíclico (ciclo gnosiológico) tendo como ponto de partida a curiosidade dos sujeitos que a partir da autoconsciência do seu inacabamento se movimentam em busca de respostas partindo do conhecimento de que dispõe e nesta busca por aprofundamento este conhecimento vai se transformando em curiosidade epistêmica ao se fazerem rigorosamente metódico e crítico. Michail Bakhtin é outro autor que se une a Freire para defender a importância da linguagem e da cultura na formação e compreensão do sujeito-histórico, visto que esses dois aspectos são os responsáveis pela constituição do pensamento e visão de mundo dos sujeitos. Esta pesquisa leva em conta os preceitos da Pedagogia Social que defende uma educação voltada para os sujeitos que vivem em condições de vulnerabilidades a partir do acolhimento, aceitação e práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem dos sujeitos que vivem em locais onde a pobreza e a falta de políticas públicas expõem a população a toda sorte de sofrimentos. Esta pesquisa está ligada ao campo das Políticas Públicas através do Campo de confluência Políticas, Educação, Formação e Sociedade (PEFS). A metodologia empregada é a Pesquisa- Participante com base em autores como Brandão, Minayo e Fazenda.-
Descrição: dc.descriptionThe research in question is titled: What is a cool class for the children of Class 101 at Marie Curie School? In this work we understand the concept of class as used by the Greeks "aulé" whose meaning refers to the meeting between masters and disciples with the purpose of teaching. The word “nice” used to describe the word “class”, in this thesis, will be used in the following senses: pleasant, positive, beautiful, good, interesting, admirable, adorable. In this way, the cool class is considered a good and interesting class in the eyes of the children of the skilful class. Duque de Caxias is a city in the Baixada Fluminense Region in the state of Rio de Janeiro with almost one million inhabitants, the second largest economy in the state, however, 14.9% of the city's population lives with illiteracy, which equivalent to a level of 110,461 people, which makes us understand that the topic of literacy is extremely relevant in education, especially in public schools in the city, as is the case with this research. Research linked to the Social Pedagogy bias is guided through the denunciation/announcement axis. Here, the complaint is constituted in the verification of the lack of political will of the municipal government of Duque de Caxias to invest in Public Policies of: Literacy, Training of Literacy Teachers, Improving the quality of the municipal public school and enforcing the 1/3 schedule of planning and study within the teacher's workload, as required by law. As for the announcement, it is about announcing an alternative proposal for literacy for the vulnerable based on their interests and curiosities, also taking into account their culture and language. The research aims to reflect on the need to adapt the school curriculum in order to meet both the demands of the DCNs (National Curricular Guidelines and the collective and individual needs of the subjects of the literacy educational process, through the defense that the necessary adaptations to the curriculum school will only materialize from the rescue of respect for teaching autonomy, understanding that the teacher is the real mediator and articulator of the flexibility of the curriculum, and the way of this realization passes through the dialogue between teachers and students who collaboratively articulate the creation of an adapted curriculum to the needs of the social group and the subjects for whom education is intended The epistemological basis of this research is found in Paulo Freire's critical-dialectical education, from which he defends the idea that true knowledge takes place in a cyclical movement (gnosiological cycle) having as a starting point the curiosity of the subjects who, from from the self-awareness of their incompleteness, they move in search of answers based on the knowledge they have and in this search for deepening this knowledge is transformed into epistemic curiosity when they become rigorously methodical and critical. Michail Bakhtin is another author who joins Freire to defend the importance of language and culture in the formation and understanding of the historical-subject, since these two aspects are responsible for the constitution of the subjects' thinking and worldview. This research takes into account the precepts of Social Pedagogy that defends an education aimed at individuals who live in conditions of vulnerability from the reception, acceptance and pedagogical practices that promote the learning of individuals who live in places where poverty and lack of public policies expose the population to all kinds of suffering. This research is linked to the field of Public Policies through the Confluence Field Po,licies, Education, Training and Society (PEFS). The methodology used is the Participant-Research based on authors such as Brandão, Minayo and Fazend.-
Descrição: dc.description298 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicas-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Social e Autonomia-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectDuque de Caxias (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectPublic Policies-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Pedagogy and Autonomy-
Título: dc.titleO que é uma aula bacana para as crianças da turma 101 da escola Marie Curie?-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.