Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Nívea Maria da Silva-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Janete Magalhães-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Katia Faria de-
Autor(es): dc.contributorPassos, Pamela Santos dos-
Autor(es): dc.creatorStefenson, Eleonora Abad-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:31:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:31:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27793-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772039-
Descrição: dc.descriptionQue currículos são anunciados nos cotidianos das aulas de histórias com turmas do primeiro ao terceiro anos em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro? Que novas conexões são vividas nos trânsitos entre o passado, o presente e o futuro por estudantes e professora em seus encontros? São estas as perguntas que animam os caminhos desta pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e nas aulas de história, que reconheceremos como histórias menores, para turmas do primeiro ao terceiro anos Ensino Médio Integral no Colégio Estadual Guilherme Briggs, localizado em Niterói-RJ, durante os anos de 2017 a 2021. Com as narrativas produzidas através dos registros dos encontros entre professora e estudantes, compartilhados ao longo da tese, compreendemos os conhecimentos vivenciados nas aulas em uma perspectiva rizomática, em diálogo com as reflexões de Deleuze e Guattari (2011), atravessado, portanto, por múltiplas vozes, velocidades e temporalidades. histórias menores e múltiplas, tecidas coletivamente pela professora e estudantes. histórias menores que se desenrolam nos cotidianos da escola e que nos aproximaram das reflexões produzidas nos estudos dos cotidianos, em especial com as pesquisas de Alves (2002), Carvalho (2009) e Andrade (2014). Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa intervenção, produzida em diálogos com os procedimentos da pesquisa cartográfica presentes nas produções de Passos, Kastrup e Escóssia (2015). Uma aposta teórico-metodológica que nos permitiu narrar os caminhos da própria pesquisa e, portanto, os seus entrecruzamentos em redes de vivências que, por vezes, nos provocam experiências (LARROSA, 2019) conectadas em um plano comum nas aulas de histórias menores.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionWhat curricula are advertised in the daily life of history classes with students from the first to third years of High School in a public school in Rio de Janeiro? What new connections are experienced in the transits between the past, the present and the future by students and teacher in their meetings? These are the questions that animate the paths of this research developed in the Post-Graduate Program in Education at the Fluminense Federal University (UFF) and in the history classes, which we will recognize as minor histories, for classes from the first to third years of High School Guilherme Briggs, located in Niterói-RJ, from 2017 to 2021. With the narratives produced through the records of meetings between teacher and students, shared throughout the thesis, we understand the knowledge experienced in classes in a rhizomatic perspective, in dialogue with the reflections of Deleuze and Guattari (2011), thus crossed by multiple voices, speeds and temporalities. smaller and multiple histories, woven collectively by the teacher and students. minor histories that unfold in the daily life of the school and that brought us closer to the reflections produced in the studies of daily life, especially with the research by Alves (2002), Carvalho (2009) and Andrade (2014). This research is characterized as intervention research, produced in dialogues with cartographic research procedures present in the productions of Passos, Kastrup and Escóssia (2015). A theoretical-methodological bet that allowed us to narrate the paths of the research itself and, therefore, its intersections in networks of experiences that, at times, cause us experiences (LARROSA, 2019) connected on a common plane in the minor histories’ classes.-
Descrição: dc.description138 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias Menores-
Palavras-chave: dc.subjectCotidianos-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de História-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectHistory Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMinor Histories-
Palavras-chave: dc.subjectDaily Life Studies-
Palavras-chave: dc.subjectExperience-
Título: dc.titleNossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.