Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Maria Bernadete Pinto dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Anjos, Maylta Brandão dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Latini, Rose Mary | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Márcia Narcizo | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Rafael Barbosa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:30:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:30:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5031 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772035 | - |
Descrição: dc.description | A realidade do ensino de ciências em turmas da EJA retrata a extrema adversidade no contexto sociocultural dos educandos em relação aos objetos de ensino, diante da perspectiva de quem ensina e de quem aprende. Nesse sentido, a pesquisa traz uma adaptação da metodologia da escola nova, baseada na teoria deweyana, para o ensino de ciências da EJA de uma turma de 9º ano do Colégio Geremias de Mattos Fontes situado no município de Itaboraí-RJ. O percurso metodológico foi constituído das seguintes etapas: adequação dos preceitos da escola nova à realidade da EJA; planejamento das aulas, as sequências didáticas, as ferramentas didáticas; execução da proposta metodológica; metodologia de avaliação da aprendizagem e eleição de indicadores dos pressupostos da escola nova. A proposta permitiu desenvolver métodos ativos que contribuíram no aumento da participação nas aulas de ciências naturais, tendo, com isso, a uma melhoria no processo de aprendizagem. A partir da experiência em sala, foi desenvolvido um produto na forma de livro didático dedicado ao ensino da EJA, priorizando os conteúdos trabalhados e as propostas organizadas em métodos ativos. Os resultados obtidos sinalizaram uma práxis docente que permitiu a propensão dos alunos a ação, de forma a vivenciarem o que estava sendo ensinado | - |
Descrição: dc.description | The background of science teaching in EJA classes portrays the extreme adversity in the students’ sociocultural context related to the teaching objects, in the perspective of those who teach and of those who learn. In this sense, this research aimed to unveil new methodological paths through readaptations of the escolanovista pedagogy and rescue of the work of John Dewey. The adoption of the methodological proposal of Dewey in 9th grade classes in the EJA of the College Geremias de Mattos Fontes in the city of Itaboraí – RJ. The methodological course was constituted of the following stages: adaptation of the precepts of the escolanovista pedagogy to the reality of the EJA; lesson planning, didactic sequences, didactic tools; implementation of the methodological proposal; methodology of evaluation of the learning and election of indicators of the presuppositions of the escolanovista pedagogy. The proposal allowed to develop active methods that contributed to increase participation in the natural sciences classes, thus tending to an improvement in the learning process. From the experience in the classroom, a product was developed in the form of a textbook dedicated to the teaching of EJA, prioritizing the content worked and the proposals organized in active methods. The results obtained indicated a teaching praxis that allowed students to take action in order to experience what was being taught | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proposta de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola nova | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching proposal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth and adult education (EJA) | - |
Título: dc.title | O ensino de ciências na EJA e a aplicação de uma nova proposta de metodologia baseada na escola nova | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: