Estilo e autoria no processo de produção de textos escritos por crianças na escola

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecília Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorMello, Marisol Barenco de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Marta Lima de-
Autor(es): dc.contributorSantos, Andréa Pessôa dos-
Autor(es): dc.creatorFreire, Iara Maravalha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15671-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772030-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo se configura como uma investigação qualitativa realizada no contexto da linha de pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Parte do princípio de que o trabalho pedagógico com a linguagem na escola deva se realizar enquanto prática social no processo de aprendizagem da escrita pelas crianças na fase inicial de alfabetização. A pergunta de partida que orienta a realização desta pesquisa é a seguinte: Considerando o trabalho de produção textual desenvolvido em uma turma do 2o ano do Ensino Fundamental, como as crianças expressam marcas de sua singularidade na composição de seus textos escritos? Desta forma, o objeto de estudo é a produção de textos escritos pelas crianças na fase inicial de alfabetização. O objetivo geral da pesquisa é compreender que aspectos nos textos escritos das crianças evidenciam marcas de estilo relacionadas à autoria a partir das propostas de produção textual realizadas pela professora na prática pedagógica cotidiana. Para o alcance do objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1) Caracterizar o contexto das propostas de produção de textos escritos feitas pela professora; 2) Descrever as práticas de produção textual realizadas na sala de aula, buscando evidenciar os gêneros discursivos trabalhados com as crianças; 3) Compreender como se manifestam as marcas de estilo na produção de textos escritos de crianças, tanto individualmente quanto na perspectiva do gênero. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas: 1) observações de aulas; 2) entrevista com a professora; 3) recolhimento dos textos escritos pelos alunos. A análise do material foi realizada com base na teoria da enunciação, de Bakhtin, e no paradigma indiciário, de Ginzburg, buscando marcas das singularidades, manifestadas especialmente na escolha de recursos expressivos para elaboração dos textos escritos. Além dos autores e temas já citados, também consideramos o estudo da perspectiva histórica de Alfabetização (MORTATTI, 2000; 2006; 2009), do trabalho com a linguagem no contexto da sala de aula (GERALDI, 2009; 2011; 2015; 2017; SMOLKA, 2012; GOULART, 2006; 2011; 2013; 2014; 2019) e do conceito de autoria (POSSENTI, 2002; 2013). A análise destacou que as escritas infantis revelam e representam as crianças, apresentando suas visões e compreensões de mundo, suas emoções, imaginações e diferentes saberes que as constituem enquanto sujeitos sociais. As escritas, também, nos revelam indícios do desenvolvimento do processo de produção de escrita de cada criança e a negociação de sentidos que realizam em seus textos, decorrentes da articulação entre as proposições da escola e o projeto discursivo individual, sempre em direção ao seu interlocutor. Os resultados alcançados permitem afirmar que as crianças já indiciam na fase inicial de alfabetização um estilo próprio de escrita relacionados a sua autoria e considerar a importância de uma prática alfabetizadora embasada na perspectiva discursiva em que o ensino da língua escrita favoreça que as crianças, na interação com seus pares, elaborem novos conhecimentos e suas próprias histórias com autonomia para viverem novas experiências na escola e na vida-
Descrição: dc.descriptionThe present study consists of a qualitative investigation carried out in the context of the Line Research Language, Culture and Formative Processes of the Postgraduate Programme in Education at Universidade Federal Fluminense. It starts from the principle that pedagogical work with language should be carried out as a social practice in the learning-to-write process in the initial phase of literacy. The research question that guides this investigation is: how do children from a class of the 2nd year of Elementary School express marks of their uniqueness in the composition of their written text? Thus, the object of study is the written texts produced by children in the initial phase of literacy. The main objective of this research is to understand which aspects of children’s personal style related to authorship are marked in their text productions asked by the teacher. In order to achieve the main objective, it is necessary to define three specific ones: 1) To characterize the context of the written text production proposals made by the teacher; 2) To describe the text production practices carried out in the classroom, seeking to highlight the discursive genres learned by the children; 3) To understand how style marks are revealed in the texts written by the children themselves and also from the genre perspective. The methodological procedures are: 1) classroom observation; 2) teacher interview; 3) collection of texts written by the children. The material was analysed based on Bakhtin's enunciation theory and Ginzburg's indiciary paradigm, searching for marks of singularities indicated especially in the choice of expressive resources in the written texts. In addition to the authors and themes previously mentioned, further studies are well considered: the historical perspective of literacy (MORTATTI, 2000; 2006; 2009), the work with language inside the classroom (GERALDI, 2009; 2011; 2015; 2017; SMOLKA , 2012; GOULART, 2006; 2011; 2013; 2014; 2019) and the concept of authorship (POSSENTI, 2002; 2013). The analysis highlighted that children's written texts reveal and represent children themselves, presenting their views and understanding of the world, their emotions, imagination and different types of knowledge that constitute them as social subjects. Also, the way they write reveal signs of the development of each child's writing production process and the choice of meanings they show in their texts, resulting from the articulation between the school's proposals and the individual discursive project, always towards their interlocutor. The achieved results allow us to affirm that children indicate, already in the initial phase of literacy, their own writing style related to their authorship. Besides, results allow us to consider the importance of a literacy practice based on the discursive perspective in which the teaching of written language help children, in the interaction with their peers, develop new knowledge and their own stories with autonomy to live new experiences at school and in life-
Descrição: dc.description177 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de textos escritos-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectAutoria-
Palavras-chave: dc.subjectEstilo-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectWritten text productions-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse-
Palavras-chave: dc.subjectAuthorship-
Palavras-chave: dc.subjectStyle-
Título: dc.titleEstilo e autoria no processo de produção de textos escritos por crianças na escola-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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