A escolha de destinos turísticos pela terceira idade: uma análise pelo modelo motivacional de Swarbrooke

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.contributorLeal Junior, Ilton Curty-
Autor(es): dc.contributorMotta, Gustavo da Silva-
Autor(es): dc.creatorMachado, Fabiana Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3658-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772028-
Descrição: dc.descriptionA motivação interfere na escolha dos consumidores da terceira idade em se tratando de turismo. Assim, este trabalho tem como objetivo central analisar quais são os principais fatores motivacionais na escolha de destinos turísticos pela terceira idade. Para isso, primeiramente definiu-se o conceito de turismo e o processo de escolha e decisão de compra desse público consumidor. Para evidenciar os fatores motivacionais, foi utilizado o modelo de Swarbrooke (2007). Partiu-se em seguida para uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevista em profundidade, com seis aposentados da cidade de Volta Redonda, RJ. A entrevista foi composta por 21 questões discursivas. As respostas obtidas foram avaliadas por meio de análise de conteúdo. Por fIm, foi proposto um modelo refinado de fatores motivacionais para pessoas da terceira idade. Conclui-se que o modelo apresentado no presente trabalho representou melhor os fatores motivacionais específicos para os turistas da terceira idade, diferenciando-se assim do modelo generalizado de Swarbrooke (2007)-
Descrição: dc.descriptionMotivationaI factors step in the choice of seniors consumers in touriSffi. This work aims to analyze what are the main motivationaI factors for seniors when they decide about a tourist destination. First of alI, it defmes the concept of tourism and the process of choosing and purchasing destinations by these consumers. To defme the motivationaI factors, it was used a modeI from Swarbrooke (2007). After that, it was made a qualitative study conducted through a depth interview with six retired seniors from Volta Redonda, RJ. The interview was composed of 21 questions. The answers were evaluated using content analysis. Finally, it was proposed a refmed model of motivational factors for seniors. It was conclude that the model presented in this work represented the best motivationaI factors specific to the senior tourists, unlike the generalized modeI of Swarbrooke (2007)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectTerceira idade-
Palavras-chave: dc.subjectFatores motivacionais-
Palavras-chave: dc.subjectDestino turístico-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectIdoso-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectDestino (Turismo)-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectSeniors-
Palavras-chave: dc.subjectMotivational factors-
Palavras-chave: dc.subjectTourist destination-
Título: dc.titleA escolha de destinos turísticos pela terceira idade: uma análise pelo modelo motivacional de Swarbrooke-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.