A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorSilva, Aroldo Nascimento-
Autor(es): dc.contributorAmado, Beatriz Crittelli-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22477-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772024-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho foi elaborado para analisar como a utilização da experimentação química auxilia no processo de ensino-aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), tendo como foco alunos com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), dislexia e a Síndrome de Asperger [um dos graus do espectro autista (TEA)]. Inicialmente buscou-se na literatura obras que dissertassem sobre o assunto, e a posteriori investigou-se, por meio de questionários, o nível de importância que os alunos assistidos pelo Setor de Apoio Acadêmico - SAA/UFF (Universidade Federal Fluminense) Campus Volta Redonda, davam as aulas adaptadas e de que maneira estas eram realizadas no decorrer do seu ensino médio. Posteriormente, almejou-se também verificar a perspectiva com alguns professores de colégios públicos da região, sobre a realização ou não dessas aulas e seus porquês. A pesquisa teve cunho semiquantitativo, qualitativo e interpretativo, assim a análise dos questionários foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), que serviu de instrumento de coleta de dados, desta forma, a ATD foi utilizada para categorizar as discussões. Como forma de aplicação dos conceitos ligados ao enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), a sequência didática proposta por Aikenhead (1994) e os temas geradores trazidos da pedagogia do educador Paulo Freire, utilizou-se dos diagnósticos dos questionários, para uma elaboração de uma aula experimental de maneira mais equânime.-
Descrição: dc.descriptionThis work was designed to analyze how the use of chemical experimentation assists in the teaching-learning process for students with special educational needs (SEN), focusing on students with ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder), dyslexia and Asperger's syndrome [Autism Spectrum Degrees (TEA)]. Initially, we searched the literature for works that talk about the subject, and afterwards we investigated, through questionnaires, the level of importance that students assisted by the Academic Support Sector - SAA / UFF (Fluminense Federal University) Campus Volta Redonda, give the classes tailored and how they were done during high school. Subsequently, it was also aimed to verify the perspective with some teachers of public schools in the region, about the conduction or not of these classes and their whys. The research had a semiquantitative, qualitative and interpretative nature, so the analysis of the questionnaires was performed through the Discursive Textual Analysis (DTA), which served as a data collection instrument, thus, the DTA was used to categorize the discussions. As a way of applying the concepts related to the STSE approach (science, technology, society and environment), the didactic sequence proposed by Aikenhead (1994) and the generative themes brought from the pedagogy of educator Paulo Freire, used the questionnaires diagnostics to an elaboration of an experimental class in a more equitable way.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCTSA-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectNecessidades educacionais especiais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do deficit de atenção com hiperatividade-
Palavras-chave: dc.subjectDislexia-
Palavras-chave: dc.subjectSíndrome de Asperger-
Palavras-chave: dc.subjectSTSE-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentation-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive chemistry-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial educational needs-
Título: dc.titleA experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.