Políticas curriculares para o ensino médio na visão de profissionais de uma escola em Minas Gerais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorVasconcellos, Mônica-
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Maicon-
Autor(es): dc.contributorSoares, Flávia dos Santos-
Autor(es): dc.creatorSamim, Aline dos Anjos Guimarães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15547-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772023-
Descrição: dc.descriptionO estudo tem como objeto de análise as políticas curriculares para melhoria do Ensino Médio (o REM - Reinventando o Ensino Médio, no âmbito da SEEMG e o PNEM, Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, do MEC) encenadas no contexto escolar de uma escola mineira de 2013 a 2015. Este estudo objetiva investigar como a Escola Estadual Dr. Alfredo Castelo Branco, localizada em Minas Gerais, traduziu e reinventou as políticas investigadas e compreender como as concepções do programa de formação continuada (PNEM “Pacto”) e de redesenho curricular (REM “Sexto horário” da área de empregabilidade), atenderam às propostas oficiais, enquanto partes de um contexto político mais amplo. Encontrei nos estudos do sociólogo Stephen J. Ball bons referenciais de análise teórico-metodológica (Ciclo de Políticas e Atuação de Políticas), que rejeitam a ideia de que as políticas são simplesmente implementadas, antes elas são encenadas pelos diferentes atores que as reinventam a partir do contexto da prática. A investigação dos contextos é importante a partir de análises do histórico das políticas e da própria instituição, bem como dos documentos oficiais, com discursos e dispositivos de legitimação de políticas neles contidos além de dados empíricos. A pesquisa é do tipo qualitativa. Através de estudo de caso, foram aplicadas entrevistas, para captar a visão daqueles atores que colocam a política em ação na escola e que, muitas vezes, não são levados em consideração - alunos e professores – nas arenas de disputas e formulação de discursos e textos oficiais. Através da abordagem dos saberes profissionais formulados por Maurice Tardif, foi possível investigar os saberes mobilizados pelos profissionais para “fazerem” as políticas na escola, isto é, darem sentido às mesmas. Foram analisados os determinantes da interrupção dos programas do PNEM e do REM; a visão de tais programas educacionais no imaginário dos diferentes atores e as metodologias de pesquisa e referenciais teóricos mais adequados para alcance dos objetivos desta pesquisa-
Descrição: dc.descriptionThis study focuses the curricular policies for improving High School (REM - Reinventing High School, within the scope of SEEMG and PNEM, National Pact for Strengthening High School, from MEC) staged in the school context of a Minas Gerais school from 2013 to 2015. This study aims to investigate how the Dr. Alfredo Castelo Branco State School, located in Minas Gerais, translated and reinvented the investigated policies and to understand how the concepts of the continuing education program (PNEM) “Pacto”) and curricular redesign (REM “Sixth timetable” in the employability area), complied with official proposals, as part of a broader political context. In sociologist Stephen J. Ball's studies, I found good references for theoretical and methodological analysis (Policy Cycle and Policy Action), which reject the idea that policies are simply implemented, before they are enacted by the different actors who reinvent them from of the practice context. The investigation of contexts is important from analyzes of the history of policies and the institution itself, as well as from official documents, with speeches and devices for legitimizing policies contained therein in addition to empirical data. The research is qualitative. Through a case study, interviews were applied to capture the view of those actors who put politics in action at school and who are often not taken into account - students and teachers - in the arenas of disputes and the formulation of speeches and texts officers. Through the approach of professional knowledge formulated by Maurice Tardif, it was possible to investigate the knowledge mobilized by professionals to “make” policies at school, that is, to make sense of them. The determinants of the interruption of the PNEM and REM programs were analyzed; the vision of such educational programs in the imagination of the different actors and the research methodologies and theoretical frameworks most adequate to achieve the objectives of this research-
Descrição: dc.description136 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas e programas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectRedesenho curricular-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes profissionais-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational policies and programs-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum policies-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum redesign-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional knowledge-
Título: dc.titlePolíticas curriculares para o ensino médio na visão de profissionais de uma escola em Minas Gerais-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.