Tecnologia educacional como instrumento de promoção da saúde no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSabóia, Vera Maria-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2886146961212444-
Autor(es): dc.contributorValente, Geilsa Soraia Cavalcanti-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4604496036790028-
Autor(es): dc.contributorLuquez, Tatiane Marinz de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3106102089505729-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6650183680634572-
Autor(es): dc.creatorMoura, Caroline Figueiredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25832-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772022-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho, que faz parte de uma pesquisa de doutorado, trata da prática educativa em saúde desenvolvida com educandos, profissionais da saúde e da educação, no contexto do Programa Saúde na Escola, no município de Niterói-RJ. A comunidade escolar é um ambiente favorável ao aperfeiçoamento das práticas educativas de Promoção da Saúde, po desencadear ações, promover discussões, estimular debates e apresentar perspectivas em relação ao processo de saúde e doença, fortificando as relações sociais entre profissionais da educação e da saúde. O Programa Saúde na Escola (PSE) visa um trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, de forma a buscar ampliação das práticas de prevenção, promoção e atenção à saúde dos alunos. O objetivo geral do estudo foi desenvolver uma Tecnologia Educacional para ser aplicada no contexto do Programa de Saúde na Escola no município de Niterói, RJ. Objetivos específicos: Identificar, a partir de sugestões dos participantes qual Tecnologia Educacional poderá subsidiar a prática educativa em saúde nas escolas pactuadas ao PSE em Niterói, Rio de Janeiro; colaborar no desenvolvimento de uma Tecnologia Educacional para ser aplicada no contexto do Programa de Saúde na Escola, no município de Niterói, RJ. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva com abordagem participativa do tipo pesquisa-ação que foi desenvolvida em 05 escolas do ensino fundamental, que possuem turma de 6o ano e nas 5 unidades do Programa Médico de Família vinculados à essas escolas. Os participantes da pesquisa foram 10 profissionais, sendo um articulador de cada unidade de saúde e de educação vinculados às escolas e 17 educandos do 6° ano dessas escolas participantes. O instrumento de produção de dados foi a entrevista com os participantes acerca de como gostariam que fossem desenvolvidas as ações de saúde e sobre qual ferramenta poderia auxiliar no planejamento das ações nas escolas. As respostas foram analisadas de acordo com a técnica de Analise de Conteúdo do tipo Temática, reforçando o desejo dos participantes para a criação de uma tecnologia educacional digital. Através da plataforma Wix, visando a construção de um site de conteúdos sobre saúde, de fácil acesso para profissionais e educandos, conclui-se que o uso da Tecnologia Educacional digital pode contribuir no desenvolvimento do processo educativo, refletir sobre o modelo tradicional de educação, favorecendo o desenvolvimento do modelo progressista, com foco na produção compartilhada de saber, na transformação e na autonomia, onde a comunidade escolar torna-se sujeito no processo educativo.-
Descrição: dc.descriptionThe present work, which is part of a doctoral research, deals with the health educational practice developed with students, health and education professionals, in the context of the School Health Program, in the city of Niterói-RJ. The school community is a favorable environment for the improvement of health promotion educational practices, being able to trigger actions, promote discussions, stimulate debates and present perspectives in relation to the health and disease process, strengthening the social relations between education and health professionals. The School Health Program (PSE) aims at an integrated work between the Ministry of Health and the Ministry of Education, in order to seek the expansion of practices of and attention to the students' health. The general objective of the study is to develop an Educational Technology to be applied in the context of the School Health Program in the city of Niterói, RJ. Specific objectives: to identify, from the participants' suggestions, which Educational Technology can support the educational practice in health in schools under the PSE in Niterói, Rio de Janeiro; to collaborate in the development of an Educational Technology to be applied in the context of the Health at School Program, in the city of Niterói, RJ. This is a qualitative and descriptive research with a participatory approach of the research-action type that was developed in 05 elementary schools that have a 6th grade class and the 5 units of the Family Doctor Program linked to these schools. The research participants were 10 professionals, one from each health and education unit linked to the schools, and 17 6th grade students from these participating schools. The data production tool was an interview with the participants about how they would like the health actions to be developed and which tool could help in the planning of actions in schools. The answers were analyzed according to the Thematic Content Analysis technique, reinforcing the participants' desire for the creation of a digital educational technology. Through the Wix platform, aiming to build a site with content on health, easy access for professionals and students, it is concluded that the use of digital educational technology can contribute to the development of the educational process, reflecting on the traditional model of education, favoring the development of the progressive model, focusing on the shared production of knowledge, transformation and autonomy, where the school community becomes a subject in the educational process.-
Descrição: dc.description64 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectServiços de saúde escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectPessoal de saúde-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção à saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental e médio-
Palavras-chave: dc.subjectSchool health services-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectHealth education-
Palavras-chave: dc.subjectHealth promotion-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Título: dc.titleTecnologia educacional como instrumento de promoção da saúde no ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.